A ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, festejou o São Martinho, na passada quinta-feira, envolvendo todos os utentes das suas diferentes respostas sociais, com os cuidados que a situação de saúde pública ainda exige.
O São Martinho foi festejado no Centro de Apoio Comunitário e no Lar “A Minha Casa”, equipamentos desconcentrados da Associação.
“Para além da sua natureza festiva e da tradição, com usos e costumes vincados nas comunidades com marcas de ruralidade, o São Martinho, com o habitual magusto, continua a ser um dos muitos momentos privilegiados para vivências intergeracionais”, sublinhou o presidente da direção, Manuel Augusto de Araújo.
A festa e todos os preparativos proporcionaram às crianças, aos idosos e aos colaboradores, situações e momentos de diálogo e partilha de competências e aprendizagens, traduzidos nas capacidades de planificação, organização e colaboração.
Neste contexto, no Lar, os utentes dedicaram-se a atividades relacionadas com a doçaria baseada na castanha, arranjos alusivos e outras terapias ocupacionais, enquanto que no Centro de Apoio Comunitário as crianças valorizaram a área das expressões artísticas e motricidade, juntamente com os utentes do Centro de Dia.
O magusto contou ainda com a participação dos Amigos das Concertinas do Vale do Rio Este.
Comentários