O ano escolar na ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local de Vale do Este terminou, na tarde da passada sexta, com a habitual festa das crianças finalistas do pré-escolar.
A festa, condicionada pelo plano de contingência em vigor na instituição, decorreu no pequeno anfiteatro do espaço exterior do Centro de Apoio Comunitário, com a presença dos pais e dos membros da equipa educativa.
“Cresceram na ENGENHO na fase mais delicada das suas vidas. Durante este tempo de crise fizemos tudo por eles. Também eles fizeram uma aprendizagem precoce e tornaram-se mais resilientes”, afirmou Manuel Augusto de Araújo, presidente da direção, expressando também o desejo de “sejam sempre felizes”.
O presidente da direção enalteceu também “o trabalho, a dedicação, o cuidado e profissionalismo das educadoras e auxiliares de ação educativa, “pelas boas práticas educativas, dinâmicas desenvolvidas, assim como estratégias e metodologias orientadas para as diferentes dimensões do crescimento e desenvolvimento integral da criança, sempre em estreita articulação com pais”.
Para atenuar consequências derivadas das situações de confinamentos e demais derivadas da crise sanitária que se vive, a ENGENHO “tem privilegiado a gestão e o equilíbrio emocional das crianças, o relacionamento interpessoal, as atividades lúdicas nos espaços exteriores, o contacto com a natureza, os jogos e a brincadeira”, conforme as melhores práticas pedagógicas e de acordo com as orientações curriculares para a educação pré-escolar.
Em relação ao próximo ano letivo, já se encontram lotadas todas as respostas sociais de apoio à infância, estando as equipas educativas a preparar a programação, “admitindo diferentes alternativas para o seu funcionamento conforme o evoluir da situação de crise de saúde pública que enfrentamos”.
Comentários