O presidente da comissão política concelhia do PS e candidato do partido à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Eduardo Oliveira, vai seu pai de duas meninas no próximo verão, em plena campanha eleitoral.
Acompanhado pelo filho Salvador, de 8 anos, e pela filha Margarida, de 5 anos, Eduardo Oliveira contou a novidade no programa Praça da Alegria, da RTP1, onde foi convidado para assinalar o Dia do Pai e por ser protagonista de uma “história especial”.
Sónia Araújo e Jorge Gabriel, apresentadores do programa, quiseram conhecer a um pouco mais sobre a experiência profissional de Eduardo Oliveira como enfermeiro parteiro – profissão que exerce no Hospital de Vila Nova de Famalicão.
“Escolhi a saúde materna porque é uma área em que lidamos com a felicidade das pessoas”, afirmou Eduardo Oliveira, adiantando sentir-se “bastante realizado” quando apresenta um filho a um pai pela primeira vez.
O facto de ser homem numa área em que os profissionais de saúde costumam ser mulheres não constitui problema para Eduardo Oliveira, a quem nenhuma mulher até hoje mostrou reservas ao seu trabalho como parteiro. “Naquele momento o que uma mulher quer é que o bebé saia para o colo e que esteja tudo bem”, disse, sorridente.
Sobre a maternidade da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), Eduardo Oliveira destacou o trabalho em equipa: “O sucesso da nossa maternidade é de uma equipa. Temos excelentes médicos, excelentes enfermeiros, excelentes assistentes operacionais. E vivemos isto com intensidade porque gostamos do que fazemos.”
“NÃO PODERIA TER ARRANJADO MELHOR…”
A viver a semana número 22 de uma gravidez gemelar, Susana Pereira, esposa de Eduardo Oliveira, também participou no programa, mas por videoconferência, dado se encontrar internada no Hospital de Famalicão.
“É um pai extremoso e amigo. Não poderia ter arranjado melhor pai para os meus filhos”, declarou Susana Pereira, que conheceu Eduardo Oliveira nos bancos da escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.
E acrescentou: “O Eduardo sempre disse que o maior desejo dele era ser pai. Não esperávamos é que fossem quatro, mas é uma felicidade imensa.”
O ciclista Tiago Machado também participou no programa da RTP através de um vídeo em que elogiou os “excelentes profissionais” que encontrou na equipa que acompanhou o último parto da sua mulher, tendo destacado o papel de Eduardo Oliveira.
Carlos Ferreira foi outro pai que participou no programa para contar a história do nascimento do seu terceiro filho, em 2019, que teve Eduardo Oliveira como parteiro, “sempre muito atencioso”.
“O mais importante é servir a comunidade, servir as pessoas com felicidade e viver o bem das pessoas é a melhor coisa que nós podemos ter”, afirmou Eduardo Oliveira, a propósito da sua profissão.
Veja neste link a participação de Eduardo Oliveira no programa “Praça da Alegria”.
Comentários