A nova ponte sobre o rio Ave será realidade em 2025, no âmbito das obras da variante poente à Estrada Nacional 14, entre a zona norte da Maia e Vila Nova de Famalicão, na rotunda do Lago Discount, na freguesia de Ribeirão.
A informação foi avançada pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, após ter sido questionado no Parlamento pelo deputado famalicense Eduardo Oliveira, da bancada do PS.
“A nova ponte será construída no âmbito da interface rodoferroviário da Trofa, cujo concurso será lançado este ano e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025″, referiu o ministro. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros, “muito importante para uma zona de grande atividade industrial e que precisava ter aquele bloqueio resolvido”, salientou.
“ATIVIDADE INDUSTRIAL TREMENDA”
Destacando a “atividade industrial tremenda” que existe entre o Porto e Braga, o ministro destacou que a última fase da construção da variante poente à Estrada Nacional 14, numa extensão de 3,5 quilómetros, contempla a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave e outras acessibilidades.
O Ministro das Infraestruturas fez referências à obra no troço Maia-Trofa, consignada no dia 31 de março de 2022, com conclusão prevista para janeiro de 2024, referindo ainda outros dois troços que já estão em serviço.
As informações avançadas pelo ministro das Infraestruturas responderam à interpelação feita, momentos antes, pelo deputado Eduardo Oliveira, que referiu a importância de uma variante poente à Estrada Nacional 14, entre a Maia, Trofa e Famalicão.
Eduardo Oliveira salientou a consignação da empreitada, em março passado, para a construção da variante entre a Maia e a Trofa, num investimento de cerca de 32 milhões de euros, como “uma obra fundamental para o tecido económico da região” questionando o ministro sobre quando seria lançada no terreno a última fase da variante à Nacional 14 para unir os concelhos da Maia, Trofa e Famalicão.
Comentários