Na passada quinta-feira, dia 13 de janeiro, uma delegação da CDU, representada pela eleita da Assembleia Municipal e candidata à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Braga, Tânia Silva, reuniu com a Diretora da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão, Andreia Oliveira.
“Esta Comissão desempenha uma atividade de elevada importância social, como a promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens em situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral”, refere a CDU em comunicado, acrescentando que “é do interesse da CDU saber em que realidade e condições esta Comissão atua no nosso município”.
“Durante a pandemia, a CPCJ viu o número de sinalizações de crianças e jovens em risco aumentar consideravelmente. Destas sinalizações, a maior parte deve-se a situações de violência doméstica seguindo-se de absentismo escolar e negligência” destaca Tânia Silva, salientando que esses “números que preocupam a CDU”.
Nesse período a instituição não parou o seu normal funcionamento, exceto nas suas funções de sensibilização e alerta da comunidade, que eram presenciais e não se puderam realizar devido à situação pandémica, dificultando a comunicação entre a instituição e a comunidade.
Atualmente, não existem no concelho de Vila Nova de Famalicão vagas suficientes em casas de acolhimento para receber crianças em situação de risco. A CDU considera esta carência “como uma falha grave que põe o bem-estar destas crianças e jovens, que já se encontram num momento, que por ele mesmo já é de grande instabilidade”. A CDU continuará, no âmbito das suas competências, a acompanhar o trabalho CPCJ de Vila Nova de Famalicão.
Comentários