A Iniciativa Liberal (IL) está sem liderança em Famalicão. O coordenador João Pedro Silva, o secretário André Amorim e o tesoureiro Nuno Cruz apresentaram a sua demissão na semana passada.
Na origem da demissão está a votação a favor e a abstenção dos 8 deputados da IL quanto aos projetos de lei do PS e do BE relativos à autodeterminação da identidade de género das crianças nas escolas e no pré-escolar, “que afrontam visceralmente a nossa sensibilidade liberal, ética e social, erradicando a nossa consideração pelos representantes do partido que tomaram essas opções de voto”, refere a liderança demissionária em comunicado.
“Fomos membros da Iniciativa Liberal por acreditarmos que ela seria o lugar para aqueles que amam a liberdade acima de todos os valores políticos, e que a incluem entre os valores éticos mais importantes. Todavia, essa crença foi-se erodindo ao longo do tempo, e inaceitáveis opções recentes do grupo parlamentar da IL, que integra o atual presidente e dois ex-presidentes, apagaram definitivamente em nós qualquer esperança de que a IL viesse a ser o partido da liberdade”, salientam.
A equipa liderada por João Pedro Silva foi eleita em novembro de 2021 para um mandato de dois anos. João Pedro Silva sucedeu Carlos Figueiredo, responsável pela fundação do núcleo da IL no concelho de Famalicão. [ver aqui João Pedro Silva eleito coordenador da Iniciativa Liberal em Famalicão]
Além da demissão do coordenador, do secretário e do tesoureiro, o núcleo da IL em Famalicão também não tem vice-coordenador. A função foi ocupada até novembro do ano passado por Paulo Ricardo Lopes, que se demitiu por outras razões.
“Agradeço todo o trabalho que João Pedro Silva fez e reconheço a importância que teve para o crescimento da IL Famalicão e no distrito de Braga”, referiu Paulo Ricardo Lopes ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO. “Compreendo as razões que o levam a sair, mas certamente seremos capazes de nós reunir em torno dos valores liberais e continuar a apresentar uma solução liberal para Famalicão”, acrescenta.
Nacionalmente, a Iniciativa Liberal é liderada pelo deputado Rui Rocha, eleito pelo círculo eleitoral de Braga.
Comentários