7.8 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Dezembro 2024

Deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira em Kiev com Zelensky

A visita-surpresa destina-se a “ajudar a Ucrânia nos seus múltiplos interesses”, explicou Jorge Paulo Oliveira.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O deputado do PSD Jorge Paulo Oliveira, de Vila Nova de Famalicão, integra a delegação do Parlamento português que viajou de surpresa para a Ucrânia. É uma visita destinada a “ajudar a Ucrânia nos seus múltiplos interesses”, explicou Jorge Paulo Oliveira, em declarações à RTP, lembrando que, além do “apoio militar”, está em causa “a adesão à União Europeia, a adesão à NATO”, assim como “a condenação da federação russa como um Estado terrorista” e “a criação de um tribunal especial para avaliar e condenar esta invasão”.

Jorge Paulo Oliveira, que foi vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão antes de rumar à Assembleia da República, acrescentou que esta viagem constitui “uma oportunidade para o parlamento português aprofundar essa discussão” sobre as consequências da invasão russa na Ucrânia.

Jorge Paulo Oliveira integra uma comitiva liderada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que chegou esta terça-feira a Kiev para um visita-surpresa, acompanhado de deputados do PS, PSD, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda.

Esta é a primeira visita de Augusto Santos Silva, segunda figura do Estado português, à Ucrânia desde o início da guerra.

Santos Silva vai reunir-se esta tarde com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Amanhã, quarta-feira estará com o primeiro-ministro da Ucrânia e com o presidente do Parlamento desse país.

Além de Jorge Paulo Oliveira, a delegação de deputados que acompanham Santos Silva em Kiev é composta por Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal) e Isabel Pires (Bloco de Esquerda).

Não estão presentes membros nem do Chega nem do PCP. Na semana passada, o presidente da Assembleia da República anunciou que excluiu o Chega das delegações das visitas a parlamentos estrangeiros, após o incidente na sessão de boas-vindas a Lula da Silva, no dia 25 de Abril. A viagem do presidente da Assembleia da República a Kiev é feita a convite do Parlamento da Ucrânia.

“O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, acompanhado por uma delegação parlamentar, realiza hoje e amanhã uma visita oficial à Ucrânia, a convite do seu homólogo Ruslan Stefanchuk, que preside ao Conselho Supremo da Ucrânia, Verkhovna Rada, o órgão de poder legislativo do país”, informou o gabinete de Augusto Santos Silva.

O programa da visita “inclui a realização de encontros institucionais ao mais alto nível, nomeadamente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o presidente do parlamento, Ruslan Stefanchuk, e com o primeiro-ministro, Denys Shmygal”.

“Está também previsto um encontro com os estudantes de português no Departamento de Filologia da Universidade de Kiev”, acrescenta a nota.

Augusto Santos Silva chega à Ucrânia um dia depois de o ministro ucraniano da Defesa, Oleksi Reznikov, ter assegurado que está “tudo pronto” para a contraofensiva de Kiev contra as forças russas. “Creio que, a partir de agora, podemos entrar na reta final e dizer: Sim, está tudo pronto”, assegurou Reznikov em declarações na televisão estatal.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.