14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 22 Dezembro 2024

Cristina Santos diz que “PSD persiste no erro” em Ribeirão

"Estou consciente do desafio que tenho pelo frente e estou pronta para o abraçar" refere a candidata pelo Movimento Juntos por Ribeirão.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

“Continuo a sentir o apoio dos ribeirenses inconformados com a situação atual a que chegou a nossa terra. Candidato-me porque a minha cidadania só estará plena e a minha consciência tranquila se tudo fizer pelo desenvolvimento desta vila”. Foi com essas palavras que Cristina Santos apresentou na última segunda-feira a sua candidatura às eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Ribeirão que estão marcadas para o dia 11 de junho. [ver aqui Cristina Santos apresenta candidatura à Junta de Ribeirão]

A candidata destaca que desde a sua candidatura em 2021 o movimento Juntos por Ribeirão tem vindo a crescer e que a qualidade das propostas apresentadas “foi reconhecida por muitos ribeirenses, tendo em conta o número de votos que conquistamos e que nos deu a força e a voz na Assembleia de Freguesia”.

“Essa qualidade foi reconhecida até pela lista vencedora em 2021, a julgar pela quantidade de ideias nossas que implementou”, refere Cristina Santos.

Refira-se que Movimento Juntos por Ribeirão foi a segunda força política mais votada nas eleições de setembro de 2021, obtendo 5 dos 13 mandatos. Leonel Rocha, da coligação PSD/CDS, obteve 6 mandatos e o Partido Socialista, 2. [ver aqui Após meses de impasse, executivo da Junta de Ribeirão toma posse]

“COMBATER AS TROCAS DE FAVORES”

A candidata destaca que os partidos políticos são essenciais numa democracia, mas, “sendo constituídos por pessoas, também erram”.

“Já dizíamos em 2021 que a estrutura concelhia do PSD tinha errado na escolha de candidato para o cargo de Presidente da Junta de Freguesia. Contudo, para espanto de muitos, em 2023, o PSD persiste no erro mesmo depois de todos os problemas que o seu candidato lhes trouxe e do embaraço que lhes causou, ou não estaríamos aqui hoje, mas apenas em 2025”, salienta Cristina Santos, acrescentando que “na sombra, muitos membros do PSD reconhecem o erro e discordam do rumo escolhido”.

“Isto só comprova tudo aquilo que queremos combater”, reforçou a candidata, salientando que no atual contexto “o partidarismo, o compadrio, as influências, as trocas de favores e os ‘rabos presos’ valem mais do que os interesses de Ribeirão e dos ribeirenses”. [ver aqui “É impensável escolher um candidato sem ouvir os militantes”]

ELEIÇÕES ANTECIPADAS

“O que nos trouxe a este cenário de eleições antecipadas já é conhecido por todos e, ao contrário do que tentam fazer parecer, não há nem vítimas, nem vilões. Há, isso sim, atitudes, decisões e as respetivas consequências”, refere Cristina Santos. [ver aqui Leonel Rocha renuncia e Junta de Ribeirão irá a eleições]

A candidata considera que “houve irresponsabilidade, prepotência e desrespeito pela Assembleia de Freguesia e por todos os cidadãos ribeirenses, e o consequente bater com a porta, qual amuo por ter sido contrariado, por parte de um Presidente da Junta”.

Aos presentes na apresentação da sua candidatura Cristina Santos perguntou: “Queremos um presidente que só governa se não for contrariado? Que só governa se tiver a maioria absoluta? Ou queremos um presidente de junta que aceite a democracia e saiba conviver com ela?”.

Cristina Santos destaca que em 2021 aceitou o resultado eleitoral “de forma democrática” e assumiu o seu lugar na assembleia de freguesia. “Durante este tempo propusemos soluções concretas, mas todas foram vistas como oposição e crítica”, refere.

“NÃO ME DEMITIREI”

“Uma coisa vos garanto, se eu for eleita presidente de junta, como acredito e confio que vou ser, não me demitirei, seja em que circunstância for. Não trairei a confiança dos meus eleitores”, salienta Cristina Santos.

“A nossa motivação e vontade são ainda maiores para continuar o nosso trabalho, com responsabilidade e determinação, seja em que funções forem”, reforça Cristina Santos, assumindo-se como “uma alternativa séria e credível para comandar os destinos da vila, com ou sem maioria absoluta”.

“Estou consciente do desafio que tenho pelo frente e estou pronta para o abraçar”, salienta.

CAMPANHA “LIMPA E LEAL”

Em relação à campanha eleitoral que se inicia, a candidata deseja que seja esclarecedora para os ribeirenses e “mais limpa e leal do que em 2021”. Lembrando que adversários não são inimigos, Cristina Santos apelou “para que o confronto decorra com elevação e se limite à esfera política, sem ofensas, ameaças ou pressões, de maneira a valorizar a democracia”.

PROGRAMA ELEITORAL

Relembrando que a “visão estratégica” do Movimento Juntos por Ribeirão começou a ser desenhada no programa eleitoral de 2021, a candidata refere que será a partir desse programa que continuarão a propor “uma vila mais bonita e limpa, com melhores acessibilidades, com um tecido associativo pujante e virado para a comunidade, com especial atenção às necessidades das empresas; e que inclua e responda às suas necessidades de educação, saúde e cultura de crianças, jovens, adultos e idosos”.

Ainda a propósito do programa eleitoral, a candidata referiu que em 2021 o movimento Juntos por Ribeirão elencou algumas ruas “que precisavam de ser intervencionadas urgentemente”, acrescentando que “de todas elas, apenas uma foi requalificada, a Rua Padre Joaquim Dias dos Santos”. “E que bela obra lá ficou… Convido-vos a visitar para verem com os próprios olhos”, criticou.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.