O presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Francisco Sá, eleito pelo Partido Socialista (PS), veio a público na página de Facebook da autarquia denunciar descargas poluentes no rio Pele que qualifica como “um crime ambiental”.
Num vídeo publicado naquela rede social esta terça-feira, 13 de outubro, podemos ver um líquido pastoso de coloração esbranquiçada, caindo no rio a partir de um tubo de águas pluviais, admitindo-se que seja devido a uma descarga criminosa proveniente de alguma indústria próxima do rio Pele.
Francisco Sá, presidente da Junta de Castelões, revelou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que as descargas acontecem junto à Rua da Ribeira, em Castelões.
Na opinião do presidente da Junta de Freguesia, estamos perante “mais um atentado ambiental no rio Pele, em Castelões, com uma descarga de poluentes”. A autarca revela que “já comunicou” o caso “às autoridades competentes”. Para esta quarta-feira, 14 de outubro, é esperada em Castelões uma brigada da fiscalização municipal.
A voz-off que descreve as imagens que passam no vídeo é do próprio presidente da Junta. Francisco Sá revela que “infelizmente, não é a primeira vez” que são detetadas descargas poluentes naquele curso de água, um afluente do rio Ave, com o qual se encontra na freguesia de Lousado.
A GNR já esteve no local e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão “já tem conhecimento”, porém, até agora, não foi possível apurar a fonte das descargas poluentes. A Junta de Freguesia, por seu turno, promete “continuar a averiguar quem faz este tipo de crime ambiental”, referiu Francisco Sá.
Comentários