No contexto do plano de atividades do Projeto Eco-Escolas que a Associações integra, as crianças do centro educativo da instituição, sob a orientação da coordenadora do projeto, a técnica de Serviço Social Raquel Leitão, e da professora Rita Gonçalves, construíram um forno solar artesanal que já funciona, estrelando ovos.
Os materiais utilizados na construção deste forno solar artesanal foram restos de papel, cartão e folhas de alumínio recicladas, materiais simples e já usados que as crianças aprendem a reutilizar.
Aproveitando o intenso calor dos últimos dias, todos deitaram mãos à obra e o forno artesanal solar viu a luz do dia, aprendendo todos que com as coisas e materiais mais simples e acessíveis é possível economizar energia, tornando todos mais ecológicos e defensores do ambiente.
Havia agora uma imensa curiosidade para saber se o forno solar artesanal funcionava e nada melhor que um alimento simples e corrente para testar a invenção. Certo é que o forno solar funcionou mesmo, aproveitando a energia do sol e estrelou rapidamente um ovo, para delírio de todas as crianças presentes que bateram muitas palmas à sua invenção e aos seus resultados práticos.
Lá mais para frente, e tendo em conta os resultados positivos deste teste, as crianças prometem refinar a sua “invenção” e torná-la capaz de fazer outos cozinhados e iguarias, sem qualquer custo energético.
Comentários