Segundo o relatório divulgado nesta segunda-feira, dia 28, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o concelho de Vila Nova de Famalicão registou uma diminuição de casos de covid-19.
De acordo com as informações reveladas pela DGS foram confirmados 897 novos casos no município famalicense entre os dias 7 e 20 de dezembro.
Com o decréscimo dos casos nas últimas duas semanas, Vila Nova de Famalicão deixa de estar na lista dos concelhos com “risco extremamente elevado” para contágio da covid-19 para constar na lista de concelhos com “risco muito elevado”.
São quatro os escalões para classificar o risco de contágio nos concelhos: risco moderado (com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias), risco elevado (240 a 480 casos), risco muito elevado (480 a 960) e extremamente elevado (mais de 960).
No entanto, apesar na mudança na classificação de risco, as medidas restritivas ao abrigo do estado de emergência vigente permanecem inalteradas, nomeadamente o dever cívico de recolhimento domiciliário de segunda a sexta-feira a partir das 23 horas e até às 5 horas, e ao fim de semana a partir de 13 horas.
As medidas de restrição para a passagem de ano serão aplicadas em todo os municípios do continente, independentemente do grau de risco de cada concelho. A saber: recolher obrigatório às 23 horas do dia 31 de dezembro, e nos dias 1, 2, e 3 de janeiro o recolher obrigatório será às 13:00.
No total, foram confirmados 2.093 novos casos de covid-19 e 58 óbitos em Portugal nas últimas 24 horas.
Comentários