12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 22 Dezembro 2024

Copa do Ave dinamiza futebol infantil reunindo 700 atletas

Crianças entre os 4 e os 12 anos de 30 clubes do distrito de Braga, Aveiro e Porto participaram na competição.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Chegou ao fim a primeira edição da Copa do Ave, que reuniu 48 equipas, 30 clubes do distrito de Braga, Aveiro e Porto, dinamizando o futebol infantil do Minho. O evento reuniu cerca de 700 atletas entre os 4 e os 12 anos na escola de futebol “Os Afonsinhos/Didáxis”, onde decorreu a iniciativa ao longo do mês de maio.

A primeira edição da Copa do Ave promoveu uma competição saudável destinada aos mais jovens, que decorreu em diferentes dias consoante os escalões. O torneio de petizes (nascidos em 2016/2017/2018) decorreu no dia 25 de abril; a competição do escalão de benjamins (nascidos entre 2012/2013) decorreu no dia 1 de maio; e os jogos do escalão de traquinas (nascidos em 2014/2015) decorreu nos dias 27 e 28 de maio.

O primeiro lugar da Copa do Ave referente ao escalão de petizes foi conquistado pelo Clube Desportivo das Aves. Quem venceu no escalão de benjamins foi o Moreirense FC. E quem levou a taça do primeiro lugar no escalão de traquinas foi a equipa da casa, os EF Afonsinhos/Didáxis. No final, todas as crianças receberam uma medalha de participação.

A entrega de prémios da Copa do Ave contou com a presença de Nuno Santos, treinador-adjunto da equipa principal do Vitória Sport Clube e padrinho da Copa do Ave; do professor José Vaz, coordenador da Escola de Futebol dos Afonsinhos, em Guimarães; de Pedro Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, responsável pelos pelouros do Desporto, Cultura e Associativismo; do professor Henrique Araújo, membro da Associação A2D; de Isabel Matos, presidente do Conselho de Administração da Didáxis; e ainda de Vítor Dias, diretor da delegação regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

“O objetivo da Copa do Ave passa, em grande medida, por proporcionar uma competição saudável a todos os participantes. E também por dinamizar e mostrar o trabalho que é feito na nossa escola em Riba de Ave”, comenta João Pereira, coordenador da Escola de Futebol dos Afonsinhos/Didáxis e cocoordenador da Copa do Ave.

“Queremos fazer da Copa do Ave um evento apetecível a todos no futuro. Queremos ser uma referência na região. No total, recebemos 48 equipas, 30 clubes e cerca de 700 crianças. Embora a maior parte de os clubes venha do distrito de Braga, nesta primeira edição contámos com equipas do distrito do Porto e Aveiro”, acrescenta ainda João Pereira.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.