O Congresso Internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois” é um dos pontos altos das comemorações do bicentenário do nascimento do escritor e vai reunir dezenas de especialistas nacionais e internacionais no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, principal polo de investigação e preservação da obra e legado do romancista português.
O congresso acontece nos dias 14, 15 e 16 de março e as inscrições estão abertas no site oficial da Casa de Camilo.
Estão previstas 22 conferências protagonizadas por conceituados investigadores, oriundos de universidades portuguesas e de países como o Brasil, os Estados Unidos da América, a Roménia e o Reino Unido, que vêm a Famalicão reapreciar o vasto legado camiliano e o importante valor da obra deste grande escritor português do século XIX.
Além das conferências, que incluem painéis de discussão com os oradores, terão lugar momentos culturais após o encerramento dos trabalhos, nos dias 14 e 15 de março. No primeiro dia haverá um serão musical pelo Divisi Quartet, que irá apresentar arranjos e transcrições presentes nas obras de Camilo Castelo Branco, com início pelas 21h30. Já no segundo dia, pela mesma hora, terá lugar uma visita orientada à Casa de Camilo, com apontamento musical na Casa dos Caseiros por Cristina Petrescu.
No terceiro e último dia do congresso, a participação nas atividades previstas é facultativa e carece de inscrição prévia. Haverá uma visita orientada à exposição permanente “Torre Literária – Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, com limite de 60 participantes, seguindo-se um almoço com ementa camiliana, para os congressistas que queiram experimentar a célebre receita de Galinha Mourisca.
Nos dias 14 e 15 de março, nota ainda para a realização da Feira de Edições Camilianas, no local do congresso.
A sessão de abertura está marcada para a manhã do dia 14 de março, estando prevista a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha, e da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
O Congresso Internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois” está acreditado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF), como curso de formação de 20 horas, para professores de grupos específicos. Os interessados devem proceder à inscrição através do site oficial da Casa de Camilo ou do Centro de Formação.
Comentários