Na tarde de 4 de novembro, a Casa do Território será palco para a primeira conferência Ambientar-se, que terá como tema “REPENSAR O CONSUMO”, e em que vão ser explorados os subtemas desperdício alimentar e “fast fashion”.
Esta é a primeira vez que as sessões Ambientar-se, que já contam com oito anos de existência, tomam o formato de conferência; no entanto, mantém-se a sua génese, de exibição de filme ambiental e debate.
O mote é o consumo responsável, razão pela qual os organizadores escolheram o mês da “Black Friday” para “debater sobre a necessidade da sociedade mudar o paradigma do consumo”. #O objetivo principal desta conferência é sensibilizar para os enormes impactos do consumo exacerbado e do desperdício que daí advém”, explica a Associação Famalicão em Transição em nota enviada à comunicação social.
O programa contará com a exibição de curtas metragens, e incluirá conversas com convidados e debate com o público. Destaca-se, no tema do “Desperdício alimentar”, o filme português “Sustento – realidade insaciável” (2022), da associação Reboot, que também estará presente no painel como convidada. Estarão também presentes nos debates: a associação Refood, também no primeiro painel, e no painel sobre “Fast fashion”, a Rede Portuguesa de Decrescimento e a Let’s Swap.
Na última parte haverá uma conversa intitulada “O prazer do consumo” com a neurocientista famalicense Ana João Rodrigues, Investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que vai focar a sua intervenção na forma como o cérebro perceciona e codifica o prazer, neste caso proporcionado pelo consumo.
“Espera-se contribuir para aumentar a consciência sobre os impactos ambientais e sociais do consumo, que ocorrem à nossa porta ou mesmo do outro lado do mundo”, refere a Famalicão em Transição.
A organização será conjunta com os vários parceiros, associações ligada ao ambiente do concelho: AREA – Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte – Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, e ainda com a AVE – Associação Vimaranense de Ecologia, que dinamiza em Guimarães, desde 2017, as Ecorâmicas – Mostra de Cinema Documental sobre Ambiente e Sociedade.
A participação no evento requer inscrição obrigatória. Trata-se de uma ação acreditada como Ação de Curta Duração (ACD) para professores. As inscrições professores (ACD) devem ser realizadas neste link e as inscrições público em geral neste link.
PROGRAMA Conferência Ambientar-se: REPENSAR O CONSUMO Casa do Território, 4 de novembro de 2023 Abertura 14h00 – Receção dos participantes 14h15 – Sessão de abertura, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Vereador do Ambiente Painel 1 – Desperdício Alimentar 14h30 - Introdução ao tema, AREA - Associação Amigos do Rio Este 14h35 – Intervenção da Reboot (realização / produção do filme a exibir) e dinâmica com o público 14h50 - Exibição do documentário “SUSTENTO: Realidade Insaciável”, 2022 (37 min) 15h30 - Debate com os convidados da Reboot e da Refood, moderação da Associação Famalicão em Transição Intervalo 16h00 - Momento de degustação de produtos alimentares confecionados com desperdícios alimentares Painel 2 – Fast Fashion 16h25 - Introdução ao tema, H2AVE - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave 16h30 - Exibição do filme “THE STORY OF STUFF”, 2007 (20 min) 16h50 - Exibição do documentário “UNRAVEL”, 2012 (14 min) 17h05 – Debate com os convidados da Rede de Decrescimento e da Let’s Swap, moderação da YUPI - Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário Sessão final 17h50 – Momento de transição, com a AVE – Associação Vimaranense de Ecologia 18h00 – O PRAZER DO CONSUMO - Conversa com a Investigadora Ana João Rodrigues da Universidade do Minho, moderação da Vento Norte - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres 18h30 – Encerramento, Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa
Comentários