(Re)Pensar a Educação, tendo em vista o direito a ser criança, é tema para a reflexão em mais uma das Conferências em Educação, promovidas pelo Município de Famalicão e a realizar na quinta-feira, 20 de junho, às 21H00, com a participação de Luís Ribeiro, Presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância e de Américo Poças, docente.
Há estudos que apontam o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Que é neste processo que desenvolvem competências para resolver problemas, habilidades motoras, e a adquirir competências sociais, pelo que a aprendizagem informal é tão importante quanto a aprendizagem formal.
O debate vai promover ainda a reflexão sobre a importância de repensar a educação, colocando a criança no centro do processo, para garantir que as próximas gerações cresçam num ambiente que promova não apenas a aprendizagem formal, mas também o desenvolvimento integral na sua plenitude.
A iniciativa tem a colaboração da Associação dos Profissionais de Educação de Infância, que tem contribuído para a discussão com alguns trabalhos publicados sobre a temática.
As Conferências em Educação são uma iniciativa promovida em parceria entre o Município, a FECAPAF- Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
O debate tem lugar no Auditório da CESPU às 21H00 no dia 20 de junho.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt
Comentários