Entre 1 de dezembro e 9 de janeiro, a música natalina vai fazer ouvir-se e animar a Praça, Mercado Municipal de Famalicão, com cerca de duas dezenas de atuações.
Nos feriados de 1 e 8 de dezembro, nas sextas, sábados e domingos haverá concertos gratuitos com nomes como Street Ópera, Taleguinho, José Barros Trio, Quatroclaves, entre outros.
O programa começa já na próxima quarta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 15h00, com as “Comunidades em Coro”, que contam com a atuação dos coros comunitários das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) da área urbana de Antas, Abade de Vermoim, Brufe, Famalicão, Calendário e Gavião. E da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos.
Na sexta-feira, dia 3, pelas 18h00, a banda famalicense Quatroclaves faz um espetáculo dedicado às clássicas canções de Natal. Segue-se o concerto de Gil Cadeias. Numa constante busca pela fusão ideal entre a palavra e o som, a sua música viaja por vários estilos como a bossa-nova, o pop-rock ou o blues, apresentando-se a solo e em formato acústico.
No sábado, dia 4, pelas 18h00, é a vez de ouvir Taleguinho – Até Cantar dá Trabalho – um painel sonoro em forma de concerto, construído com imagens, sons, cantigas e histórias dos ofícios. Segue-se Natal dos Sonhos – O Natal é Mágico, um projeto musical e poético da autoria dos professores e músicos famalicenses João Junqueira (voz), Carlos Carneiro (música) e António Sousa (poesia).
No domingo, 5 de dezembro, pelas 15h00, haverá “Comunidades em Coro” com a atuação dos coros comunitários das Comissões Sociais Inter-Freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro. E da CSIF de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege.
No feriado de 8 de dezembro, pelas 15h00, é a vez das “Comunidades em Coro”, com a CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e a CSIF de Avidos, Lagoa, Landim e Seide.
Entretanto, dia 10 de dezembro, pelas 18h00, atua Pedro Fernandes, num momento musical ao som do acordeão numa vigem pelos temas de Natal e não só. Segue-se a associação Acafado a apresentar um concerto de fado, especialmente à época natalícia.
No dia 11 de dezembro, pelas 18h00 é a vez do Grupo Etnográfico Rusga de Joane apresentar uma viagem pelo cancioneiro tradicional natalício da região do baixo Minho, através de recolhas do próprio grupo, bem como dos etnomusicólogos Fernando Lopes Graça, Michel Giacometti, Gonçalo Sampaio e Pe. Benjamim Salgado.
Segue-se José Barros Trio com Cantigas Tradicionais Portuguesas Natal e Janeiras e um elenco composto por José Barros (voz, viola braguesa e guitarra), Miguel Tapadas (piano e voz) e José M. David (acordeão, flautas e voz).
No dia 12 de dezembro, pelas 15h00, é novamente a vez das “Comunidades em Coro”, com a CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais e a CSIF do Vale do Pelhe, Cruz, Requião, Vale S. Martinho, Vale S. Cosme, Telhado e Portela.
Na sexta-feira, 17 de dezembro, pelas 18h00, acontece o concerto do projeto Street Opera, de Florência Ribero, um projeto social de difusão da música clássica. Tem por objetivo democratizar a arte erudita e torná-la acessível a todas as pessoas.
Segue-se Patrícia Costa com “Um Natal Português” e melodias distantes, perdidas na memória, que nos devolvem aromas, lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.
No sábado, dia 18 de dezembro, pelas 18h00, decorre a performance teatral – “Uma História de Natal no centro da Terra. O conto original do coletivo O Som do Algodão apresenta uma história de Natal no centro da Terra.
Segue-se a cantora famalicense Ângela Silva que, acompanhada pelos seus músicos, apresentará um concerto especial, dedicado às mais belas canções de Natal.
No domingo, 19 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se mais uma sessão das “Comunidades em Coro”, com a atuação da CSIF do Vale do Este de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine. Segue-se a CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Santa Maris, Pedome e Riba de Ave.
Os concertos de Natal encerram a 9 de janeiro com uma apresentação conjunta das dez CSIF’S, num espetáculo final que decorrerá nos Paços do Concelho, a partir das 15h00.
Refira-se que a realização dos concertos de Natal está sujeita às regras definidas pela Direção Geral de Saúde para controlo da pandemia da Covid 19. Toda a programação disponível em www.famalicao.pt.
Comentários