A gripe A, também conhecida como H1N1, é uma infeção respiratória que pode causar complicações sérias e desta vez chega numa época em que o sistema de saúde está fragilizado, com menos profissionais de saúde para responder a toda a procura. Neste momento, regista-se uma elevada atividade gripal e a explicação possível para uma maior severidade da doença é que tenha sofrido alterações tornando-se mais virulenta e mais transmissível, ou seja, capaz de se espalhar mais depressa entre as pessoas.
O único mecanismo que permite saber com certeza que tipo de gripe e de estirpe se tem é a realização de análises laboratoriais. Os testes PCR, os mesmos que eram utilizados durante a pandemia de covid-19, também podem ser adaptados para diagnosticar outras infeções respiratórias, como a gripe.
Para proteger a sua saúde e a de outros, adotar medidas preventivas é crucial.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS EFICAZES
– Vacinação anual: Manter a vacinação contra a gripe atualizada é uma maneira eficaz de prevenir a gripe A. Consulte seu médico para garantir que você e a sua família estejam protegidos.
– Higiene das mãos: Lave as mãos frequentemente com água e sabão pelo menos 20 segundos. O uso de desinfetante para as mãos à base de álcool é uma alternativa quando a lavagem das mãos não é possível.
– Etiqueta respiratória: Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o cotovelo. Descarte os lenços usados imediatamente e lave as mãos.
– Evitar contato próximo: Mantenha distância de pessoas doentes. Se você estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas para evitar a propagação do vírus.
– Ambientes bem ventilados: Garanta que os ambientes em que passa o maior do seu tempo tenham boa ventilação. Isso ajuda a reduzir a concentração de vírus no ar.
– Máscaras de proteção: Em situações de alta transmissão, considerar o uso de máscaras pode ser benéfico, especialmente em locais públicos e aglomerações.
– Reforçar o sistema imunológico: Mantenha um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercício físico regular e sono adequado. Isso fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais capaz de combater as infeções.
Lembrando que, embora estas medidas sejam eficazes na prevenção da gripe A, a consulta regular com profissionais de saúde é fundamental para avaliar as condições de saúde.
________________________________________________________________________
Os artigos de opinião publicados no Notícias de Famalicão são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Comentários