“Conspirações, revoltas e revoluções em Portugal (1927-1974)” é o tema deste ano dos Encontros de Outono, um colóquio organizado pelo Museu Bernardino Machado, que decorre no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, nos dias 19 e 20 de novembro.
As palestras previstas no colóquio serão realizadas por investigadores da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Paris 8, Universidade de Coimbra, Instituto Universitário de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. As sessões abordam desde “Reflexões sobre conspirações, revoltas e revoluções contra a Ditadura Militar e o Estado Novo (1927-1974)” pelas palavras de Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa, até “As conspirações da oposição republicana no exílio na década de 30. Esperanças e desilusões” por Cristina Clímaco, da Universidade de Paris 8.
A ligação da temática ao Museu, prende-se com o facto de o patrono deste, Bernardino Machado, ter sentido de perto algumas destas revoltas e revoluções na I República, sendo de salientar a revolução de 28 de maio de 1926 que o levou a renunciar ao exercício do cargo de Presidente da República, e a exilar-se em França, a partir de 1927, de onde combateu a ditadura do Estado Novo no plano doutrinal e liderando a Liga de Paris.
As inscrições para o colóquio já estão abertas e decorrem até ao dia 17 de novembro através deste link. O evento é aberto ao público em geral, e está certificado como Ação de Longa Duração pelo CFAEVNF – Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão para os grupos disciplinares de história, geografia, português e economia.
Mais informações no site www.bernardinomachado.org.
Comentários