Há exatamente um ano a Coligação Mais Ação Mais Famalicão (PSD-CDS) voltou a vencer as eleições autárquicas no concelho de Vila Nova de Famalicão, à semelhança do que vem acontecendo desde 2001. No ano passado, a coligação laranja e azul conquistou a maioria a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e 31 das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, quer com candidaturas próprias, quer apoiando movimentos de cidadãos.
Para assinalar a sexta vitória eleitoral consecutiva realizou-se, na manhã desta segunda-feira, um evento no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Fernando Costa, presidente da concelhia social-democrata; Hélder Pereira, líder dos centristas; e Jorge Paulo Oliveira, porta-voz da concelhia do PSD, fizeram um balanço dos primeiros 12 meses do atual mandato.
Na plateia, além de jornalistas, diversos autarcas, entre eles o presidente da Câmara Municipal Mário Passos, que não fez uso da palavra no evento. Também esteve presente o ex-presidente Paulo Cunha, que foi o mandatário da candidatura de Mário Passos.
Sem deixar de fazer referência a desafios como “a guerra na Ucrânia, a inflação global e a crise energética”, a coligação considera que “este foi um ano de mais futuro”, salientando que “o futuro dos famalicenses nunca foi suspenso e o contrato de confiança estabelecido com os famalicenses nunca foi interrompido”.
“Respondemos às emergências de cada momento, mas nunca nos desfocamos da nossa responsabilidade e vontade de continuar a construir o futuro de Famalicão”, destaca o presidente da concelhia do PSD.
“Foram 12 meses de trabalho intenso, sério e dedicado, mas estimulante, por Vila Nova de Famalicão e pelos famalicenses”, considera Fernando Costa, que afirma que a coligação vai “continuar a trabalhar com afinco, determinação e ambição e com sentido de enorme responsabilidade”.
No evento foi destacado “o trabalho de proximidade de todos os nossos autarcas”. Fernando Costa destacou ainda que “esta presença, hoje em Riba de Ave, freguesia que queremos reconquistar, simboliza também uma dedicação transversal a todo o concelho”.
“Essa é a marca da nossa governação e do contributo de todos e de cada um dos nossos eleitos para o desenvolvimento e bem-estar de Famalicão e dos famalicenses”, acrescentou Fernando Costa.
No evento foram também apresentadas áreas de intervenção através das quais a coligação PSD-CDS pretende “continuar a construir o futuro de Famalicão”, nomeadamente: integração, interculturalidade e relações internacionais; ambiente e energia; educação; transportes; economia e empreendedorismo; reabilitação urbana; mobilidade sustentável; habitação; juventude; saúde; proteção civil; desporto; cultura; e freguesias.
Comentários