A Semana da Empresa, promovida e organizada pela Escola Profissional CIOR, no âmbito do Ano Europeu das Competências, será um tempo e um espaço de reflexão e debate com diversas empresas sobre as realidades e desafios que se colocam no mercado de trabalho, bem como estratégias e metodologias a adotar tendo em vista ajustar o perfil dos alunos do ensino profissional em termos de competências esperadas e necessidades cada vez maiores de mão de obra qualificada por parte do tecido empresarial do município e da região.
Ao longo da semana estiveram presentes na Semana da Empresa responsáveis de conceituadas empresas, antigos alunos, parceiros institucionais, diretores de escolas e estudantes que frequentam os diferentes cursos profissionais ministrados neste estabelecimento de ensino.
Na cerimónia de abertura, que contou com a presença do vereador da educação da Câmara Municipal, Augusto Lima, diretor do Centro do Centro de Emprego e Presidente da ACIF-Associação Comercial e Industrial de V.N. de Famalicão, foi realçada a importância das escolas profissionais na formação de técnicos qualificados por forma a fazer face às necessidades sentidas nos diferentes e emergentes setores de atividade industrial e de serviços.
Amadeu Dinis, diretor da CIOR, aproveitou para enquadrar esta iniciativa com as questões incontornáveis relacionadas com a inteligência artificial e as competências pessoais e profissionais esperadas nos formandos no final dos respetivos ciclos formativos.
Por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico, aproveitando a presença de antigos alunos da CIOR, reconheceu as elevadas taxas de empregabilidade registadas e prosseguimento de estudos, registando também a sua capacidade empreendedora. Para este responsável da Escola, os alunos formados e os seus percursos profissionais são um “motivo de orgulho e o maior patrimônio da Escola que, há mais de 30 anos, tem formado profissionais competentes e cidadãos empreendedores e com projetos de vida em termos pessoais e profissionais”.
Para o vereador Augusto Lima, a cooperação e a ligação das escolas com as empresas são uma “parceria estratégica com vantagens mútuas e de extrema importância, não só no percurso formativo dos alunos, como também fator de garantia de mão de obra altamente qualificada para os empresários exigentes em colaboradores com um perfil profissional e competências ajustados às necessidades das suas empresas”.
Durante a Semana da Empresa serão também foram celebrados acordos de cooperação com várias “empresas-âncora” no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.
As empresas e organizações participantes nesta iniciativa estão relacionadas com a oferta formativa ministrada pela CIOR, muito particularmente no âmbito dos cursos técnicos de Mecatrónica Automóvel, Eletrónica Automação e Comando, Programação e Mecanização; Desenho de Construções Mecânica CNC; Auxiliar de Farmácia s e Animação Sociocultural.
Ainda durante este mês de março, estão programados vários Open Days dirigidos a alunos a frequentar o nono ano nos diferentes agrupamentos de escolas do Município e da região, no sentido de os informar e sensibilizar para a importância das vias profissionalizantes e com dupla certificação no ensino secundário.
Comentários