A Escola Profissional CIOR, de Famalicão, tem as suas portas abertas até sexta-feira aos alunos que se encontram a frequentar o 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas D. Maria II, nas escolas de Escola de Gavião e Conde de Arnoso.
Com esta iniciativa, devidamente programada e que se estenderá a outros agrupamentos, pretende-se dar a conhecer a Escola CIOR aos alunos, a sua oferta formativa, bem como os informar e sensibilizar para a importância, cada vez maior, do ensino profissional como percurso educativo e formativo tendo em vista uma profissão especializada ou o prosseguimento de estudos, conforme refere José Paiva, diretor pedagógico da instituição.
Neste contexto, os alunos tiveram a oportunidade conhecer as instalações deste estabelecimento de ensino, de interagir com os estudantes da CIOR, professores e diretores dos diferentes cursos, assim como visitar salas de aulas, laboratórios e oficinas de diferentes áreas de formação.
“Num momento de opção vocacional do seu percurso educativo no final do ensino básico é necessário que o jovem faça uma escolha esclarecida para o seu projeto de vida como pessoa e profissional”, acrescenta ainda o responsável da CIOR.
José Paiva alerta também para a necessidade e obrigação dos agentes e atores educativos, de forma assertiva e com evidências “desmistificarem e desconstruírem falsos ideias e preconceitos relacionados com o ensino profissional”, muito particularmente em áreas de formação cada vez mais emergentes e com falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho.
Comentários