Nesta sexta-feira, perto das 16h30, chegou ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão o cidadão ucraniano paraplégico resgatado pela irmã, Svetlana Shymonska, e os bombeiros Jorge Carvalho e Manuel Fernandes. Foram percorridos quase 6.000 quilómetros para resgatar o irmão de Svetlana na fronteira com a Polónia. Dentro da Ucrânia, o irmão da ucraniana residente em Famalicão percorreu cerca de 500 quilómetros até à fronteira, numa ambulância contratada pela irmã.
Svetlana explica que a guerra está a aproximar-se de Slavuta, cidade onde o seu irmão se encontrava, e que as pessoas responsáveis pelo cuidado dele “a qualquer momento podiam ir à vida delas”. O irmão de Svetlana tem 36 anos e precisa de cuidados 24 horas por dia. Segundo o bombeiro José Carvalho, este cidadão ucraniano “não saía do quarto há 12 anos”.
O bombeiro Manuel Fernandes considera que esta foi “uma operação complexa, quer para a equipa quer para o resgatado” e acrescenta que “foi difícil, mas correu tudo bem”. Para José Carvalho, o sentimento é de “dever cumprido” e acredita que este cidadão ucraniano “é uma pessoa que merece a vida e precisa de ajuda”.
Svetlana Shymonska afirma que a viagem de resgate foi “impecável”. “Sinto-me segura e [o irmão] vai ficar bem”, acrescenta.
Comentários