A chuva forte que caiu neste sábado fez encher o caudal do rio Pelhe, um afluente do rio Ave que atravessa a cidade de Vila Nova de Famalicão e tem a tem a sua nascente na freguesia da Portela.
Na tarde deste sábado, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO registou imagens do rio Pelhe nas freguesias de São Cosme do Vale, Santiago da Cruz e Vale São Martinho, que dão uma ideia da força das águas.
Pelas imagens também é possível verificar a falta de limpeza nas nargens do rio. Dado que a chuva vai continuar, a falta de limpeza potencia os casos de inundações em zonas de cheias.
Neste domingo, dia de eleições, a queda de chuva e aguaceiros será um cenário dominante em Famalicão, assim como no Minho e no Douro Litoral. O vento, por vezes, será forte, em especial nas terras mais altas.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ((IPMA), a chuva vai continuar a cair com regularidade no concelho de Vila Nova de Famalicão até quarta-feira, dia em que o índice pluviosidade começará a descer.
O sol espreitará por entre as nuvens na quinta e na sexta-feira, voltando a esconder-se no próximo sábado, 30 de janeiro, em que o nível da pluviosidade voltará a estar próximo dos 100 por cento.
Mais agradáveis são as temperaturas. Depois do frio que marcou o tempo desde dezembro, com temperaturas próximas dos zero graus, as mínimas a registar em Famalicão na próxima semana estarão entre os 8 e os 12 graus. Já as temperaturas máximas oscilarão entre os 14 graus, neste sábado, e os 17 graus, na próxima sexta-feira, dia 29.
Comentários