Disponibilizar todas as cervejas artesanais portuguesas num único espaço, acessível a todos os consumidores. Este é o objetivo do novo marketplace de cervejas artesanais portuguesas, criado pela empresa bracarense PCB – Portuguese Craft Beer, que já conta com a adesão de dez marcas nacionais.
“Com um marketplace exclusivamente dedicado às cervejas artesanais produzidas em Portugal, pretendemos alargar a nossa oferta, crescendo e fazendo crescer as marcas presentes no mercado”, explica Miguel Lascasas, responsável de expansão da PCB, empresa com sede em Braga de que o conhecido humorista João Seabra é um dos sócios.
“Atualmente, existem cerca de 70 unidades de produção de cerveja artesanal em Portugal, espalhadas por todo o país, desde o Minho ao Algarve e incluindo as ilhas dos Açores e Madeira. Além disso, há aproximadamente 100 marcas de cerveja artesanal, que englobam microcervejeiras locais e produtores com capacidade para distribuição nacional”, afirma Lascasas, destacando o potencial de crescimento da plataforma digital.
O setor da cerveja artesanal em Portugal continua em expansão, com novos projetos surgindo regularmente, muitos deles em pequena escala e direcionados para mercados regionais.
Lançado em dezembro, o marketplace da PCB, disponível em www.portuguesecraftbeer.pt, já oferece cervejas artesanais de 10 marcas portuguesas: Alma, Amphora, 12 Marias, Beasty Beers, Bila, Burguesa, Deuses do Malte, Musa, Old Fox e Vadia.
Segundo o plano de negócios, a PCB já cumpriu o objetivo de alcançar a adesão à plataforma de 10% das marcas nacionais, estipulado para 2024. Para 2025, a empresa de Braga espera captar 35% das marcas, em 2025, enquanto que, para 2026, espera que a adesão ao “shopping” digital seja de 65% das marcas de cerveja artesanal portuguesa.
Além das vendas em território nacional, o projeto tem como meta levar as cervejas artesanais portuguesas a consumidores de outros países. “Neste momento, o nosso foco é trabalhar na adesão das marcas a um projeto que é inovador em Portugal”, salienta Miguel Lascasas.
“Juntos e em parceria somos mais fortes, pois este shopping online proporciona um aumento de escala que será benéfico para todas as marcas”, afirma.
Por outro lado, o responsável pela PCB destaca: “Facilitamos a vida dos consumidores, reunindo num único espaço todos os sabores das cervejas artesanais portuguesas.”
Comentários