“Na última década, os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) de Vila Nova de Famalicão destruíram mais de 8 mil ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, o que já implicou um investimento municipal de cerca de meio milhão de euros”. A informação é avançada pela Câmara Municipal, em comunicado, no dia 1 de março.
No mesmo comunicado a autarquia refere que “o trabalho que tem sido desenvolvido na prevenção e combate a esta espécie invasora e os riscos que esta representa para a produção agrícola, para o ambiente e para o bem-estar e segurança dos cidadãos vão dar o mote para mais uma edição do Mês da Proteção Civil que em Famalicão se assinala em março com diversas ações pedagógicas junto do público escolar ao longo de todo o mês”.
Recorde-se que desde 2017 que a destruição dos ninhos de vespa velutina no concelho está a cargo da Equipa Operacional de Proteção Civil. Inicialmente com recurso ao método de incineração em período noturno e a partir de 2021 através da injeção de biocida. Com este novo procedimento, as intervenções passaram a ser feitas durante o período diurno, o que possibilitou um aumento no número de ninhos tratados, de um máximo de 10 ninhos para 20 por dia.
De acordo com o presidente da autarquia, Mário Passos, atualmente, “a maioria das solicitações têm sido resolvidas num prazo de 24 a 48 horas, salvo em casos de dificuldades de acesso ou outras circunstâncias impeditivas”.
Em caso de avistamento de ninho, os munícipes deverão contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil através do número 252 317 336 ou através do email protecaocivil@famalicao.pt.
Comentários