11.9 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 25 Novembro 2024

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Na noite de 29 de setembro, a comunidade educativa do Centro Social Paroquial de Ribeirão (CSPR) celebrou o início do ano letivo de uma forma verdadeiramente memorável, com a tradicional Desfolhada. Este evento, que uniu crianças e adolescentes, pais, famílias e a equipa educativa, teve lugar no espaço exterior da instituição.

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu da plantação CSPR, no campo adjacente ao parque exterior, onde a educação encontra diariamente a beleza da natureza. O verde exuberante da relva, o castanho das canas de milho e o amarelo vibrante das espigas proporcionaram um espetáculo visual encantador.

Nesta festa da Desfolhada, os participantes foram mimados com uma variedade de iguarias tradicionais, desde o porco no espeto às bifanas suculentas e até ao reconfortante caldo verde. E é claro, não podiam faltar as pipocas, uma vez que o milho foi a temática da festa.

Para animar, os Irmãos Cardoso, grupo de música popular portuguesa, vieram de Ponte de Lima com as suas concertinas e trouxeram muita alegria e ritmo. Com um animado bailarico minhoto fizeram com que todos se levantassem para dançar “Vamos lá bater o pé, salta aí, bate a mão, solta o grito de alegria, hoje é só animação”.

Numa noite quente e agradável, o parque estava repleto de pessoas trajadas a rigor de todas as idades, mas as crianças eram as mais entusiasmadas em procurar o milho rei.

Esta desfolhada tradicional foi também uma forma de conectar toda a comunidade educativa e de recuperar as tradições, enquanto se desfrutou da beleza da natureza que nos rodeia.

“Foi um evento memorável onde recuperaram-se tradições e criaram-se memórias inesquecíveis para todos”, refere a direção da instituição em comunicado, acrescentando que “tudo isto foi possível graças à fantástica equipa educativa do CSPR que, com dedicação e empenho extraordinário, fez um trabalho exímio”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.