As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão vão começar e as três Unidades de Saúde Familiar (USF) e a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) D. Maria II atualmente instaladas no edifício começam esta semana a ser transferidas para as instalações provisórias localizadas na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.
A mudança será faseada, garantindo a continuidade dos serviços à população: a transferência da USF Alto da Vila decorrerá esta quinta e sexta-feira, nos dias 10 e 11, os serviços da USF Nova Estação transferem-se nos dias 14 e 15 e, por fim, a USF Famalicão I e a UCC D. Maria II nos dias 22 e 23 de abril.
Nos dias em que ocorrerá a mudança de cada USF, apenas as consultas abertas estarão a funcionar nas atuais instalações do Centro de Saúde.
As USF funcionarão em pleno nas instalações provisórias no dia útil seguinte ao calendário de mudança, divididas pelos seguintes blocos: USF Alto da Vila, a partir do 14 de abril, no Bloco 1; USF Nova Estação, a partir do dia 16 de abril, no Bloco 2; e USF Famalicão I e UCC D. Maria II, no dia 24 de abril, nos Blocos 3 e 4, respetivamente.
Refira-se que as instalações provisórias contam com 60 lugares de estacionamento exclusivo para utentes, zonas de largada de utentes junto às entradas das Unidades e estacionamento exclusivo para profissionais de saúde. Estão também abrangidas por Transporte Público Rodoviário: Linha 155, com origem na Aldeia Nova (Brufe) e destino na Escola D. Maria II (Gavião).
A Câmara Municipal e a Administração da ULS do Médio-Ave asseguram que a transição será realizada com o mínimo de perturbações, mantendo a qualidade dos serviços prestados à população.
Refira-se ainda que no total, as 3 USF contam com mais de 40 mil utentes inscritos. O atendimento domiciliário prestado pela UCC D. Maria II chega a mais de 66 mil utentes.
Comentários