20 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Casa de Camilo comemora centenário com programação variada

Roteiro Camiliano por Braga, teatro cómico com 150 anos, exposição memorial do centenário, almoço de galinha mourisca, feira de edições camilianas e inauguração da sede das “Rotas do Escritor” marcam os 100 anos da Casa de Camilo a manter Camilo Castelo Branco vivo um século depois.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Há um século o mundo era radicalmente diferente, mas Camilo Castelo Branco já era um monumento da literatura nacional e São Miguel de Seide já era a sua casa. Passados 100 anos da sua fundação, a Casa de Camilo abre as suas portas para inaugurar, na galeria da Casa-Museu, a sede do projeto «Camillo – Rotas do Escritor». A iniciativa decorre no dia 15 de outubro, sábado, às 16h e marca o início de uma nova rota literária em torno do património de pendor camiliano, que atravessa Famalicão, Braga, Porto e Ribeira de Pena, descobrindo verdadeiros tesouros patrimoniais, históricos, literários e imateriais em cada um destes destinos da Vida de Camilo.

Durante o dia 15 de outubro decorrerá também uma feira de edições camilianas e acontecerão ainda a 6ª edição dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, que promovem um importante debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo, desse modo, para a melhor promoção e divulgação da vida e da obra de Camilo Castelo Branco, bem como para sedimentar a sua política de intervenção cultural e científica a favor da Língua e da Cultura portuguesas. Desta reflexão e deste debate resultará um importante contributo para a formação de docentes das disciplinas de Português e de História do Ensino Básico e Secundário, atendendo à presença de obras do novelista nos programas e nas metas curriculares desses níveis de ensino.

Também faz parte da programação a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide”, que revisita os 100 anos de memorias desta casa-museu; e uma visita guiada à Casa-Museu. O programa completa-se com um almoço camiliano de galinha mourisca.

Destaque também para dois eventos promovidos na véspera, um “roteiro camiliano ao centro histórico de Braga” (dia 14, 14 às 18h) e à peça de teatro cómico “Entre a Flauta e a Viola” (dia 14, 21h30, na Casa de Camilo), interpretada pelo GRUTACA, Grupo de Teatro Amador Camiliano, comédia em um ato que subiu à cena há 150 anos, a 10 de janeiro de 1872, no Teatro Nacional, em festa artística do grande ator António Pedro, e seria a última obra dramática original de Camilo a representar-se em sua vida.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.