A programação da Semana Santa de Famalicão foi apresentada na segunda-feira, dia 21 de março, na antiga Igreja Matriz. As atividades acontecem de 2 a 17 de abril de 2022.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, participou no evento de apresentação das atividades religiosas e culturais organizadas pela Confraria das Santas Chagas e pela Paróquia de Santo Adrião.
José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas, recordou que em 2020 apenas foram realizadas celebrações litúrgicas sem a presença de fiéis. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, as procissões também não saíram à rua.
O juiz de Confraria revela que partiram da centralidade religiosa “para oferecer um leque de atividades variadas”. A programação da Semana Santa inclui, para além das procissões de Quinta e Sexta-feira Santas, concertos, sessões de cinema na Casa das Artes e outras novidades, como a Páscoa Doce e um cortejo bíblico – ambos no dia 10 de abril, Domingo de Ramos.
Segundo José Pedro Sousa, o “Domingo de Ramos junta mais gente” e a Páscoa Doce, que terá lugar na Praça D. Maria II, será “uma zona de convívio”. O presidente da Câmara, Mário Passos, afirmou que “há partes [da praça D. Maria II] que já estão prontas para este evento”.
Para o padre Francisco Correia o Tempo da Quaresma “tem muita força cultural”. O arcipreste de Famalicão acrescenta ainda que, à semelhança do que acontece no Natal, “gostávamos que a cidade se vestisse com os tons da páscoa”.
A Semana Santa de Famalicão conta com o apoio da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão e do Município. Financeiramente, a Câmara contribui para as solenidades de 2022 com 8 mil euros.
Fernando Xavier, presidente da ACIF, diz que a associação “fará tudo o que puder para que [a Semana Santa] seja um evento grandioso”. A ACIF está a preparar um concurso de montras com a temática da Quaresma. O presidente da associação explicou que haverá uma votação online para eleger as 3 melhores.
Mário Passos afirmou que, para que “um ambiente mais propício à época seja realidade”, serão instaladas “bandeirolas” pelas ruas da cidade.
Além de apelar à necessidade dos famalicenses saírem de casa e retomarem a normalidade pré-pandemia, Mário Passos espera que a Semana Santa de 2022 “seja uma mais valia para Famalicão e para a Igreja”.
Comentários