A associação famalicense Casa da Memória Viva apresenta em Famalicão, na tarde da próxima quarta-feira, dia 21, o programa de formação e apoio a quem cuida de pessoas com demência iSupport-Portugal. Será palestrante a psicóloga e investigadora Soraia Teles, do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).
A sessão tem lugar às 17 horas no auditório da União de Freguesias de V. N. de Famalicão e Calendário, sito na Av. de França, 1095, a poucos metros daquela que é popularmente conhecida como “rotunda dos pinheiros”. A entrada é livre, mas, por razões logísticas, os organizadores só garantam lugar a quem se inscreva através do formulário disponível na página da associação no Facebook.
O programa iSupport-Portugal resulta da adaptação à realidade portuguesa de uma iniciativa lançada em 2018 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a “iSupport for Dementia”. Visa o suporte e capacitação de cuidadores e familiares de pessoas com demência numa perspetiva de 360º, o que inclui o autocuidado.
A grande mais-valia do programa é uma plataforma digital, em que cuja construção e definição de conteúdos trabalhou uma equipa de investigadores do ICBAS-UP.
Para aceder à plataforma e beneficiar dos apoios e conteúdos formativos aí disponibilizados, gratuitamente, os cuidadores e familiares de pessoas com demência necessitam apenas de um acesso à internet e de se registar em www.isupport-portugal.pt.
Flexível e de usabilidade adequada a quem tem o domínio básico das ferramentas digitais, o iSupport português desdobra-se em 23 sessões, distribuídas por cinco módulos temáticos, que abordam diferentes aspetos da prestação de cuidados e da vida daqueles que cuidam de pessoas com demência. Com uma vantagem: é o utilizador quem determina os dias, horários e, até, as temáticas que mais lhe interessam, uma vez que podem ser efetuadas todas as sessões ou escolhidas apenas aquelas que o utilizador pretende explorar.
O programa iSupport-Portugal foi adaptado e traduzido com a autorização da OMS pelo Departamento de Ciências do Comportamento do ICBAS-UP, em parceria com a Alzheimer Portugal e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).
Comentários