13.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 21 Dezembro 2024

Casa da Memória promove workshop gratuito em Ribeirão para cuidadores e familiares de pessoas com demência

Sábado, à tarde, no salão nobre da Junta de Freguesia

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A associação famalicense Casa da Memória Viva (CMV) promove na tarde do próximo sábado, 3 de agosto, na vila de Ribeirão, um workshop sobre “Dicas e estratégias para o dia a dia do cuidador da pessoa com demência”.

A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia ribeirense e realiza-se no salão nobre da autarquia. Começa às 14,30 e termina às 17 horas, sendo a participação gratuita, ainda que sujeita a inscrição prévia.

Serão monitoras as terapeutas Cristiana Sousa (especialista em terapia ocupacional na área de cuidados continuados) e Marta Ferreira (terapeuta da fala), profissionais com vasta experiência terapêutica no apoio à pessoa com demência, tanto em contexto hospitalar como domiciliário. Neste âmbito, foram responsáveis, nomeadamente, pelo lançamento, em Lousada, do projeto LembrArte – Equipa Terapêutica de apoio à pessoa com demência, com quem a CMV mantém um protocolo de colaboração.

Segundo Carlos de Sousa, presidente da CMV, esta workshop é “dirigido, preferencialmente, a cuidadores e familiares de pessoas com demência e decorrerá em contexto de partilha de informação e aquisição de conhecimentos práticos”.

Entre outros, serão abordados temas como o que é e como se manifesta a demência; prevenção e redução do risco de desenvolver demência; como lidar com as alterações de
comportamento da pessoa com demência no seio da família; atividades de ocupação e de estimulação cognitiva; a interação social e as rotinas; e o autocuidado do cuidador.

A participação nesta atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia, que pode ser feita através do e-mail memorivaviva.vnf@gmail.com ou pelo telemóvel 925719597. Os interessados só precisam de se identificar e de facultar o seu contacto. Caso se registem mais de 20 inscrições, têm preferência os residentes em Ribeirão e freguesias vizinhas.

A Casa da Memória Viva foi criada há cinco anos e tem como propósito essencial a “salvaguarda e valorização da memória na, da e pela comunidade famalicense”. Em conformidade, tem privilegiado as ações de sensibilização e informação da opinião pública local sobre a prevenção e os impactos das formas mais comuns de demência, assim como a capacitação de cuidadores e familiares de pessoas em défice cognitivo. Vem pugnando igualmente pela salvaguarda e valorização da memória identitária de Vila Nova de Famalicão

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.