Com o “salão de festas” da Associação Gerações completamente cheio de pessoas, o médico pediatra Gonçalves Oliveira apresentou no sábado, dia 14 de dezembro, o seu novo livro intitulado “Doze ditados em versos rimados”. O livro tem a chancela da Editora do Diário do Minho, de Braga, e conta com ilustrações de Romão Figueiredo.
Nestes “Doze ditados em versos rimados” que sucedem a “Lições Rimadas” e “Doze palavras em lições rimadas”, o escritor inspira-se na “voz do nosso povo”, veiculada através de doze ditados populares transmitidos de geração em geração e que são “grandes fontes de inspiração e de sabedoria”.
Mário Martins, presidente da Associação Gerações, fez a apresentação do autor e a educadora Juliana Delgado fez uma criativa apresentação de “Doze ditados em versos rimados”. Juliana Delgado cantou, contou e encantou com a sua dramatização dos provérbios selecionados pelo Dr. Oliveira “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “Cada macaco no seu galho”, “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, “Águas passadas não movem moinho”, “Grão a grão enche a galinha o papo”, “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, “A preguiça é a mãe de todos os vícios”, “Mais vale prevenir do que remediar”, “Pela boca morre o peixe”, “Se ferradura trouxesse sorte, burro não puxava carroça”, “A esperança é a última a morrer” e “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”.
Para Mário Martins, Gonçalves Oliveira aproveitou, com este livro, para dar a todos os seus leitores “muitas lições de humanismo, de liberdade, de compreensão, de solidariedade, de amizade, de companheirismo, de gratidão e de paz”.
“O Dr. Oliveira é daquelas pessoas e daqueles escritores que, com uma simplicidade extrema, tem a capacidade rara de enfrentar os grandes problemas, consciente que está de que não são os gestos majestáticos que fazem andar o mundo”, salienta Mário Martins, acrescentando, que, “além de médico famoso, o Dr. Oliveira sabe usar a palavra e a extraordinária influência da palavra para semear o bem, em ações educativas e para ajudar os que precisam”.
O diretor geral do Diário do Minho, Luís Castro, agradeceu a Gonçalves Oliveira o seu novo livro e a Romão Figueiredo as ilustrações bem concebidas que acompanham “Doze ditados em versos rimados”. O Vereador da Educação Augusto Lima agradeceu à Gerações todo o trabalho que tem desenvolvido, considerando-a uma “referência” no Município e o Dr. Oliveira, emocionado, agradeceu a todos os presentes o brilho que trouxeram à cerimónia de lançamento.
Comentários