A paróquia de S. Tiago de Antas está a fazer uma campanha de angariação de fundos em favor da renovação da capela de Santo António, que celebrará o primeiro centenário da sua fundação no dia 13 de junho de 2024. O projeto da paróquia contempla para o restauro faseado da capela, desde ao edifício em si, à arte sacra no seu interior, até aos espaços exteriores do adro.
Ao longo destes 100 anos, a capela, situada na Rua Alves Roçadas, na cidade de Vila Nova de Famalicão, tem sido o centro das Festas Antoninas, que são um dos ex-líbris deste concelho e estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
O atual edifício faz parte de uma sucessão histórica de locais de culto dedicados a este santo português, começando por ser uma pequena ermida inaugurada em 1650, sendo depois substituída por uma capela mais espaçosa em 1775, a qual foi demolida por decisão das autoridades civis em 1921.
“Porém, com as pedras dessa capela, o povo de Vila Nova de Famalicão teimou em construir ainda outra”, conta o pároco José Domingos Oliveira. A capela de Santo António foi inaugurada, ainda incompleta, a 13 de junho de 1924.
Neste momento decorre uma campanha de angariação de fundos. “A paróquia conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal que estão a finalizar um projeto para a renovação do adro da capela”, informa o pároco José Domingos Oliveira.
Comentários