Termina esta sexta-feira, 7 de maio, o período de candidaturas para a terceira edição da Jovem Orquestra de Famalicão. A edição de 2021 do estágio de orquestra sinfónica de curta duração vai decorrer de 30 de agosto a 5 de setembro e tem disponíveis 79 vagas para jovens instrumentistas de corda, sopro e percussão.
Este ano, a Jovem Orquestra de Famalicão volta a contar com a direção artística do maestro José Eduardo Gomes, vencedor do primeiro prémio do European Union Conducting Competition. Entre as novidades está a presença de um solista convidado, o pianista Nuno Marques – atualmente radicado em Nova Iorque onde desenvolve a sua carreira e dirige o Porto Pianofest- Festival Internacional de Música do Porto – e do compositor convidado Luís Tinoco, diretor artístico do Prémio e Festival Jovens Músicos.
As inscrições destinam-se a jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão e podem ser efetuadas em www.famalicao.pt/jovemorquestrafamalicao. Os interessados podem receber um prémio de participação até aos 550 euros.
O número de vagas está limitado aos 79 participantes, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (3 flautas; 3 oboés; 3 clarinetes; 3 fagotes; 5 trompas; 3 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 4 instrumentos de percussão.
O estágio irá integrar ensaios de orquestra na Casa das Artes de Famalicão e ainda três concertos: no dia 3 de setembro na Casa das Artes e nos dias 4 e 5 de setembro ainda com local a definir.
Comentários