14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 9 Janeiro 2025

Câmara Municipal recebeu mais de mil participações sobre o novo PDM de Famalicão

Alterações nos terrenos do estádio e do campo de treinos e junto ao Parque da Devesa entre as propostas mais polémicas. Conclusão da revisão do PDM não tem data prevista.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Câmara Municipal recebeu um total de 1086 participações durante o período de discussão pública do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Famalicão, que terminou em setembro do ano passado.

“Os serviços encontram-se a proceder à análise dos contributos rececionados. Face ao seu elevado número, não há ainda uma previsão da data de conclusão deste processo”, refere informação divulgada no portal da Câmara Municipal.

A “análise dos contributos” resultará num “relatório de ponderação”. A proposta de versão final do PDM irá contemplar eventuais “alterações resultantes da ponderação efetuada com base nas propostas rececionadas”. Segue-se a votação do documento na Câmara e Assembleia Municipal e publicação no Diário da República.

ALTERAÇÕES POLÉMICAS

Um dos pontos polémicos do novo PDM é a proposta de alteração da qualificação do solo na área do Estádio Municipal 22 de Junho e do Campo de Treinos, passando a permitir construção naqueles terrenos.

Imagem da área da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG) 1.12 – Estádio.

PAN e BE tomaram uma posição conjunta, dendendo que o solo na área do Estádio Municipal e do Campo de Treinos deve manter-se destinado a equipamentos desportivos [ver notícia BE e PAN afirmam que alteração ao PDM “limita ampliação” e “enfraquece” área desportiva da cidade de Famalicão].

A CDU também é contra essa proposta e diz que votará contra “se a proposta de revisão do PDM a levar à Assembleia Municipal for a mesma que foi levada à discussão pública” [ver notícia CDU diz que “falta de planeamento e estratégia” é “evidente” na gestão do processo do novo estádio municipal].

Imagem da zona da Devesa após unidade operativa prevista no PDM. Imagem PAN/DR

Entre as preocupações do PAN, estão também alterações na zona envolvente ao Parque da Devesa e que o partido considera que abrem “precedente grave” [ver notícia Parque da Devesa. PAN preocupado com as alterações ao PDM propostas pela Câmara de Famalicão].

A propósito da UOPG 1.22 – Devesa, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO enviou, setembro do ano passado, um conjuntos de questões a Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, mas até hoje não recebemos resposta.

Mata da Boa Reguladora

A mata da Boa Reguladora, a criação do novo nó de acesso à A7 e de uma nova Unidade Operacional/Zona Industrial, em Fradelos, bem como a criação do novo acesso à A7 em Landim/Seide são outras propostas polémicas [ver notícia Famalicão em Transição apresenta sugestões e críticas à proposta de revisão do PDM].

PROJETO IMOBILIÁRIO EM CABEÇUDOS FORA DO PDM

Ao contrário do que estava previsto, o projeto imobiliário intitulado ecoparque tecnológico de Cabeçudos ficou fora do PDM. Recorde-se o presidente da Câmara hava dito que o projeto, cuja proposta para atribuição de relevante interesse público foi retirada da reunião camararária duas vezes consecutivas, iria integrar a segunda revisão do PDM [ver notícia Mário Passos retira proposta do ecoparque da reunião de Câmara pela segunda vez consecutiva].

Essa informação foi avançada por Mário Passos, em junho do ano passado, durante uma reunião do executivo municipal, quando questionado pelo vereador socialista Paulo Folhadela sobre o desfecho deste projeto.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.