A Câmara Municipal decidiu “prolongar o período experimental de ativação temporária” do pilarete que corta o acesso e trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.
A partir de hoje o pilarete está a impedir o trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes aos sábados, entre as 14h e às 22h, e aos domingos e feriados a partir das 11h e até às 22 horas. A decisão foi anunciada através dos perfis da autarquia nas redes sociais.
Recorde-se que a Câmara Municipal acionou o pilarete aos fins de semana a partir de 14 de dezembro, desde então foram registados alguns incidentes, nomeadamente, “bloqueios” do equipamento e também um acidente com um automóvel, cuja ocorrência foi registada pela PSP. Na ocasião, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a autarquia para saber se tencionava desativar o pilarete, mas não obtivemos resposta.
COMÉRCIO LOCAL
À semelhança de dezembro, quando a decisão de acionar o pilarete foi tomada pela primeira vez, também agora a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) não foi ouvida, apenas comunicada,soube o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO junto de fonte oficial da Associação.
Recorde-se que quando a medida entrou em vigor foi justificada com “a elevada afluência à cidade nesta quadra festiva, e de forma a gerir o acesso e o trânsito automóvel no centro urbano, nomeadamente nas ruas circundantes à Aldeia Natal” [ver notícia “Pilarete” corta trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes ao fim de semana].
“MOTIVOS EXCECIONAIS”
“Recorde-se que o equipamento prevê um sistema de interfonia, em caso de necessidade de abertura do dissuasor por motivos excecionais, devidamente justificados e avaliados, durante o seu período de funcionamento”, refere a informação municipal divulgada nas redes sociais.
O pilarete instalado no início da Rua José Azevedo Menezes é um dos cinco pilaretes que, juntamente com semáforos, faz parte de um sistema de controlo de acessos à área central da cidade [ver notícia “Pilarete” que condiciona acesso automóvel na Praça D. Maria II entrou em funcionamento].
Comentários