A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anunciou que vai elaborar um inventário municipal do arvoredo, com a listagem e planta das árvores classificadas de interesse público e de interesse municipal existentes no território. A medida é uma das diretrizes que integram o projeto de Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo, aprovado esta quinta-feira na reunião do executivo famalicense.
A medida foi aprovada hoje, mas O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO sabe que o inventário já começou. Inclusive, há alguns dias registamos imagens de árvores catalogadas no Parque da Juventude. O contrato para realização do inventário foi assinado no início de maio com a empresa TREE PLUS pelo valor de 25 mil euros e tem prazo de execução de 546 dias (um ano e meio).
Recorde-se que no passado mês de abril o PAN questionou a Câmara de Famalicão sobre o prazo previsto para a criação do regulamento municipal de gestão do arvoredo em meio urbano, afirmando que tem recebido “inúmeras queixas” sobre abate de árvores na cidade e nas freguesias.
DOS PARQUE ÀS RUAS E CEMITÉRIOS
“O documento, que define a estratégia municipal para o arvoredo urbano, pretende criar um quadro de atuação que promova e sistematize as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão, manutenção e classificação do património arbóreo do município, tipificar as infrações mais frequentes, regular contraordenações e fixar as respetivas coimas”, refere a autarquia em comunicado.
A autarquia informa ainda que o regulamento será aplicado a todos os espaços verdes públicos do concelho, nomeadamente, aos parques, jardins, praças e logradouros, ruas, alamedas, cemitérios, entre outros.
A proposta de regulamento segue agora para consulta pública, por um período de 30 dias após publicação em Diário da República. O regulamento estará disponível para consulta no portal do município, neste link.
O vereador do Ambiente da autarquia, Hélder Pereira, referiu hoje que o regulamento deverá entrar em vigor até agosto deste ano.
Comentários