Sensibilizar os comerciantes e produtores presentes na feira semanal de Famalicão é o desafio a que o Município de Vila Nova de Famalicão e a Resinorte se propõem, para fomentar a adoção de boas práticas ambientais e a correta separação dos resíduos no Campo da Feira.
A campanha de sensibilização Mercados a Reciclar arranca esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, no espaço, e inclui a colocação de perto de meia centena de contentores de 240 litros para resíduos seletivos (embalagens de papel e de plástico) e indiferenciados.
Consciencializar os vendedores e fregueses da feira semanal para a limpeza do recinto, evitando assim a contaminação do Rio Pelhe, que atravessa o espaço, e promovendo o correto encaminhamento de resíduos para a reciclagem, são os objetivos desta campanha.
A primeira interpelação dos feirantes para as boas práticas ambientais será feita já esta quarta-feira por técnicos da Resinorte e do Município de Famalicão, incluindo agentes da Polícia Municipal, que vão distribuir kits de separação de resíduos e ecobags, para além de informar e esclarecer os cerca de 170 comerciantes e produtores, relativamente à importância de adotarem estas medidas de limpeza do espaço.
O vereador dos Mercados e Feiras, Ricardo Mendes, e o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, vão participar nesta sensibilização junto dos feirantes.
Refira-se que a utilização destes equipamentos de separação de resíduos no recinto da feira, será monitorizada por técnicos municipais, por forma a garantir o cumprimento das boas práticas ambientais.
Comentários