A cidade de Braga é o cenário de “Vento Norte”, a nova aposta da ficção nacional da RTP1. A série de época, que tem como ponto de partida a preparação da revolução de 28 de maio de 1926, que abriu caminho ao Estado Novo, começou a ser exibida no dia 14 de abril, em horário nobre.
Esta série de ficção retrata um romance do século XX, passado na cidade de Braga e conta-nos a história de uma família aristocrata do Minho, dando-nos a visão de um Portugal à beira da ditadura salazarista, nos loucos anos vinte, em que tudo parecia possível.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este projeto televisivo vem dar grande projeção nacional e internacional à cidade. “A gravação desta série tem uma dimensão de promoção de Braga que está em linha com a estratégia de promoção da cidade que temos desenvolvido nos últimos anos”, referiu o autarca na apresentação da série que decorreu esta segunda-feira, 19 de abril, no Theatro Circo.
Ricardo Rio agradeceu a confiança depositada na cidade para a gravação da série. “Como bracarenses ficamos muito satisfeitos por vermos a nossa cidade associada a um projeto de tanta qualidade”, acrescentou.
A par da RTP1, a série será transmitida pela RTP Internacional, existindo já acordos de exibição no Canadá e nos Estados Unidos.
A série “Vento Norte” é uma ideia original de João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte. A produção conta a história dos Mello, uma família aristocrata do Minho, no início do seculo XX. Uma história de costumes onde os segredos e as tramas políticas se misturam com amores impossíveis e paixões arrebatadoras.
“Vento Norte” tem realização de João Cayatte e conta com um elenco constituído por 66 atores, 20 deles oriundos de Braga, e onde podemos encontrar nomes como: Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Joana de Verona, Sisley Dias, Iris Cayatte, António Melo, Ana Zanatti, Rodrigo Tomás, Teresa Faria, Margarida Carpinteiro, Ruben Rios, entre muitos outros.
Comentários