É oficial. A calçada portuguesa foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A candidatura foi apresentada em março e a inscrição (salvaguarda urgente) da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi publicada no Diário da República, em julho.
A candidatura foi apresentada pela Associação da Calçada Portuguesa e o reconhecimento foi feito pela Direcção-Geral do Património Cultural. Trata-se de uma importante etapa na preparação da candidatura da calçada portuguesa a Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO.
A Associação da Calçada Portuguesa “com satisfação” a rapidez do processo. “A conclusão deste processo permitirá a desejada candidatura da Calçada Portuguesa a Património da Humanidade, em cuja concretização a Associação da Calçada Portuguesa está empenhada e que constituirá o seu principal objetivo”, acrescenta em comunicado.
“[A calçada portuguesa] é uma arte que transporta em si a sensibilidade artística de um povo, que muito contribuiu para marcar a pegada dos portugueses no mundo, que importa proteger, valorizar, promover e Internacionalizar”, destaca a Associação.
Recorde-se que a cidade de Vila Nova de Famalicão, antes das obras em curso no centro urbano, tinha na calçada portuguesa um dos seus principais elementos.
Comentários