A lista de alimentos considerados essenciais e vão ser incluídos no cabaz com IVA zero será maior do que foi inicialmente anunciado.
Na sexta-feira, Fernando Medina, ministro das Finanças, revelou que serão entre 30 e 40 os produtos incluídos no cabaz com IVA zero. No entanto, o Diário de Notícias apurou que a lista tem, até ao momento, 46 bens considerados essenciais para a alimentação das famílias.
Entre os alimentos que compõem a lista estão peixes (cavala, faneca, bacalhau, salmão e pescada), carnes (de vaca, de porco e de peru), ovos de galinhas, frutas (maçã, banana, laranja, pera e tangerina), vários legumes (brócolos e curgetes), azeite, óleos vegetais, margarinas, frango, leite de vaca, feijão frade, grão de bico, batata, massa, arroz, cenouras, cebolas, tomate, pão, iogurte e queijo.
A lista em negociação visa abarcar o número de alimentos suficientes para suprir as primeiras necessidades. As negociações deverão estar concluídas no início desta semana.
Recorde-se que o objetivo do Governo é chegar a um acordo tripartido com os setores da produção e distribuição, para que, entre abril e outubro, alguns produtos alimentares essenciais fiquem isentos de IVA.
Comentários