Braga e Porto são os únicos municípios portugueses presentes na fDi Intelligence, publicação do Financial Times especializada em investimento internacional, que revelou ontem os resultados da edição 2022/23 do ranking “European Cities and Regions of the Future”.
Os dois municípios nortenhos estão em evidência na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro.
A cidade do Porto subiu ao pódio europeu alcançando a terceira posição no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro. O Porto surge à frente de outras cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, ou Bilbao, em Espanha.
Braga aparece classificada como a quinta cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com uma população até 200 mil habitantes, num ranking liderado pela cidade britânica Doncaster.
Esta é a segunda vez que esses dois municípios portugueses surgem no ranking da revista fDi Intelligence. No biénio 2020/2021 o municípiodo Porto conquistou o quinto lugar e Braga alcançou o sétimo lugar no ranking.
Para este ranking, o painel de júris convidados pela fDi Intelligence avaliou as estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população. Na metodologia implementada foram considerados vários indicadores como o tipo e número de de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os setores em maior crescimento e as iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia.
A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” realiza-se no próximo dia 15 de março, em Cannes, França.
Comentários