A corporação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão participou esta semana nas filmagens de “Glória” – a primeira série portuguesa da Netflix, produzida pela SPI do grupo SP Televisão e coproduzida pela RTP.
A série original de Pedro Lopes é realizada por Tiago Guedes e está a ser rodada na região do Ribatejo e em Lisboa. Numa das cenas, gravada no decorrer da última semana, foi simulada uma explosão, onde participaram três voluntários e ainda de três viaturas históricas dos BV Famalicão: O famoso PS1 – Land Rover de 1961, que a direção da corporação restaurou recentemente; a ambulância AMT1 Volkswagen e ainda o Internacional PSU 1.
Para o comandante da corporação, Sérgio Gomes, “é uma honra para a cidade e para a corporação dos BV Famalicão estar de alguma forma ligados a este projeto cinematográfico pioneiro em Portugal, que será distribuído a nível mundial pela Netflix”.
Já para o presidente da direção, João Coelho, “esta pequena participação – remunerada – dos BV Famalicão, coloca em evidência uma das preocupações da direção desta associação ao longo dos últimos anos em manter vivo o património histórico da corporação”.
“Glória” é um thriller de espionagem histórico, retratando o auge da guerra fria, na década de 60 e, passado na pequena aldeia de Glória, no Ribatejo, onde se situa a RARET – o centro de transmissões americano que emitia propaganda ocidental para o bloco de Leste.
Esta série empolgante segue as pisadas de João Vidal – um engenheiro de famílias ligadas ao Estado Novo, mas recrutado pelo KGB, que vai assumir várias missões de espionagem de alto risco e que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial.
Comentários