10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 3 Janeiro 2025

Avidos e Lagoa aposta no futebol feminino e quer construir auditório, balneários e loja do adepto

Em 13 anos como presidente do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa (GRAL), Rui Carvalho modenizou o clube e tem mais projetos para desenvolver.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Um auditório, uma loja do adepto, uma secretaria para o clube e ampliação do número de balneários no Campo de Jogos José da Costa Rodrigues são as novas infraestruturas que o presidente reeleito do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, Rui Carvalho, pretende construir até 2025, quando terminar o novo mandato que agora começa, segundo avançou o próprio ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO.

Ao nível desportivo, nos próximos dois anos, o GRAL vai apostar em novos escalões de formação, tanto de futebol masculino como feminino. A construção de novos balneários está relacionada com a aposta no futebol feminino.

O Clube de Rugby de Famalicão também utiliza o campo de jogos de Avidos e Lagoa, ao abrigo de um protocolo com o GRAL e a Câmara Municipal de Famalicão, dado ser o úncio espaço no concellho preparado para a prática do rugby. “Daí a necessidade de termos mais balneários”, justifica Rui Carvalho.

Há 13 anos na presidência do clube, Rui Carvalho foi reeleito sem oposição em 21 de abril último, numa assembleia geral que também aprovou o relatório de contas referente a 2022, que registou “saldo positivo e atingiu um movimento financeiro de 50 mil euros”, revelou o dirigente.

O último mandato foi de grandes concretizações [ver aqui: Novo complexo desportivo do GRAL. “Uma obra que vai marcar a diferença no concelho de Famalicão”], tendo ficado marcado pela conclusão de obras estruturais que mudaram a popular coletividade que há quase meio século une as freguesias de Avidos e Lagoa.

As obras realizadas no Campo de Jogos José da Costa Rodrigues, que implicaram um investimento de 350 mil euros, em grande parte suportado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, abrangeram uma reabilitação total do recinto de jogos, com alargamento, instalação de relva sintética, aumento da bancada de 250 para 600 lugares sentados, construção de um parque de estacionamento com 120 lugares, iluminação led em todo o edifício, nova sala para o departamento médico, criação de um balneário de arbitragem misto e de um terceiro balneário de apoio, remodelação dos balneários existentes e melhoramentos diversos, nomeadamente no sistema elétrico.

A TRANSFORMAÇÃO DO GRAL

Estas obras transformaram o complexo desportivo do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa (GRAL) no único espaço do concelho que, para além do futebol, inclui também condições para a prática do rubgy. O renovado campo de jogos marca a diferença porque é o único do concelho que está equipado com marcações para futebol de 11, futebol de 9, futebol de 7 e râguebi [ver aqui: Rui Carvalho, presidente do GRAL. “Sem relvado o Avidos e Lagoa fechava as portas”].

Agora, Rui Carvalho quer mais com novos investimentos nas infraestruturas e na criação de novos escalões de formação em futebol. “O nosso objetivo estratégico é tornar o GRAL presente no dia a dia das pessoas que vivem ou trabalham na União de Freguesias de Avidos e Lagoa”, explicou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO o presidente reeleito.

“As obras já realizadas mudaram o GRAL e reforçaram muito o papel do clube na sociedade famalicense, como demonstra o crescente aumento de atletas”, sublinha Rui Carvalho. Enquanto na temporada 2021-2022, o GRAL era frequentado por 90 futebolistas, em 2022-2023 o número de atletas aumentou para 140, divididos por sete escalões. “Na próxima época de 2023-2024 teremos mais três escalões, com uma aposta predominante no futebol feminino”, revela o presidente do clube.

O futebol feminino foi testado na temporada 2022-2023, que agora termina, com uma equipoa de Sub-17, existindo a possibilidade de criação de mais dois escalões femininos em 2023-2024.

A realização das obras projetadas dependerá do apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo o vereador do Desporto, Pedro Oliveira, visitado as instalações do clube na primeira semana deste mês.

GRAL: ÓRGÃOS SOCIAIS BIÉNIO 2023-2025

DIREÇÃO
Presidente
RUI MANUEL MATOS CARVALHO
Vice-Presidente e tesoureiro
VITOR MANUEL CASTRO FARIA
Vice-Presidente e secretário
SÉRGIO MIGUEL VIANA GIL
Vice-Presidentes
ANTÓNIO MIGUEL MARQUES FERREIRA
ALBANO CARVALHO ANDRADE
IRENEU MANUEL COSTA E SILVA
NUNO RICARDO PINTO GONÇALVES
FILIPE JOSÉ FARIA COSTA
JOSÉ ALBERTO TEIXEIRA SOARES VAZ
VITOR MANUEL SAMPAIO COSTA
VITOR MANUEL DIAS DE OLIVEIRA

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
FERNANDO MANUEL MARQUES RIBEIRO AZEVEDO
Vice-Presidente
MANUEL SILVA CUNHA
Secretário
VITOR HUGO DA SILVA FARIA

CONSELHO FISCAL
Presidente
LUIS ANTÓNIO FERREIRA MIRANDA DA SILVA
1º Secretário
RUI CARLOS MOREIRA FERREIRA FREITAS MATOS
2º Secretário
CLAÚDIO MIGUEL SOUSA TEIXEIRA

CONSELHO DE RECURSO
Presidente
PEDRO MANUEL RODRIGUES SÁ
Vice-Presidentes
FRANCISCO TEIXEIRA SAMPAIO
JACINTO MANUEL SAMPAIO DA COSTA
DANIEL ALBERTO ROCHA VAZ
CARLOS DUARTE SAMPAIO DA SILVA

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.