O Núcleo da Iniciativa Liberal em Famalicão apresentou neste domingo, dia 25, no auditório da Junta de Freguesia de Ribeirão, a sua equipa autárquica.
Neste evento, que por fruto das limitações pandémicas foi limitado a 40 participantes, foi dado o conhecimento público da equipa que irá acompanhar José Bilhoto e Inês Brandão nas eleições autárquicas de 2021 para a Câmara e Assembleia Municipal, respetivamente.
Na ocasião, Carlos Figueiredo, mandatário da candidatura e coordenador da IL-Famalicão, realçou que se tratava de “um dia histórico, não só por ser a apresentação das primeiras listas que a IL-Famalicão leva a eleições, mas sobretudo porque naquela sala estar presente uma verdadeira alternativa para Famalicão, a única que coloca os contribuintes em primeiro plano e a única que pode garantir um travão aos gastos supérfluos”.
Carlos Figueiredo reiterou ainda o “orgulho” que tem em ser “mandatário de uma candidatura de gente voluntária a trabalhar por um Famalicão melhor”.
LINHAS MESTRAS
José Bilhoto, candidato a Presidente de Câmara, apresentou na ocasião aquelas que considera serem as quatro linhas mestras da sua candidatura. Para José Bilhoto, “a descida da carga fiscal (IRS, IMI e Derrama), a liberdade de escolha na saúde e educação, a descentralização de competências, e a transparência nas ações do município irão fazer com que os famalicenses alcancem o nível de vida que merecem, aquele que se adequa e faz jus ao seu esforço diário”.
O candidato aproveitou ainda salientar a capacidade da sua equipa, constituída por “pessoas sérias com vidas profissionais estáveis, que não precisam da política para viver”.
ETERNIZAÇÃO DE CARGOS
Inês Brandão, jurista, 24 anos, e cabeça de lista à Assembleia Municipal, fez críticas à gestão autárquica, afirmando que “existem duas classes de munícipes dentro do concelho de Famalicão”. Para a candidata é inadmissível que “enquanto o centro da cidade é alvo de investimentos públicos, maioritariamente através de obras públicas, o restante território encontra ainda dificuldades de mobilidade, acesso a internet e saneamento”.
Numa crítica à realidade vivida na Assembleia Municipal de Famalicão, Inês Brandão salientou ainda que é “inaceitável a eternização de indivíduos em altos cargos públicos”, independentemente da natureza do órgão em causa, disse em referência a Nuno Melo que é Presidente da Assembleia Municipal de Famalicão desde 2001.
ABERTURA À SOCIEDADE CIVIL
Além dos cabeça de lista à Câmara e Assembleia Municipal, também os números dois de cada lista discursaram no evento.
Na sua intervenção, Lurdes Mesquita, número dois na lista da Câmara Municipal, descreveu José Bilhoto como “uma pessoa íntegra, competente e capaz de liderar uma verdadeira alternativa para Famalicão”. A candidata agradeceu ainda a abertura da IL-Famalicão à sociedade civil, promovendo uma lista à Câmara Municipal encabeçada por 2 independentes e sem lhes colocar nenhuma condição.
Por sua vez, Paulo Lopes, número dois na lista da Assembleia Municipal, efetuou uma reflexão sobre a importância da literacia financeira para as populações, mostrando a sua importância para que os cidadãos não se vejam limitados a ser meras “marionetes” de fracos decisores políticos.
CANDIDATOS EFETIVOS À CÂMARA MUNICIPAL José Bilhoto – médico Lurdes Mesquita – professora universitária António Queirós – empresário Sandra Lobo – professora do ensino básico Carlos Figueiredo – farmacêutico e gestor Eduardo Carneiro – médico Sara Babo – professora de educação física / personal trainer Nuno Dantas – consultor de empresas / engenheiro Carla Meireles – médica Nuno Cruz – consultor informático Jorge Peliteiro – farmacêutico e analista clínico CANDIDATOS EFETIVOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL Inês Brandão – jurista Paulo Lopes – consultor financeiro Duarte Brito – diretor de produção / engenheiro Sandra Costa – professora de educação musical João Ilhão – estudante universitário Vera Santos – educadora de infância Diogo Pinto – análise de dados Annalisa Quintão – professora Hélder Oliveira – empresário Pedro Pinheiro – diretor de operações Ana Margarida Sampaio – administrador de empresas Gonçalo Monteiro – economista Rui Poças Gomes – técnico de informática Rosa Queirós – economista Marco Vieira – programador web
Comentários