A Associação Famalicão em Transição dá seguimento às linhas de reflexão sobre o “Território em Transição” iniciadas no final de março com a realização de uma primeira tertúlia na Casa Do Território. Assim, no próximo sábado, dia 4 de junho, mete pés ao caminho num percurso que visitará vários pontos da cidade de Famalicão.
O ponto de encontro será a Praça do Município, junto ao busto de Camilo Castelo Branco, às 15h30. Nesta “Tertúlia Andante” será discutido o espaço público e como este interage com a cidadania e a educação.
“Tentaremos perceber os aspetos formais que construíram os vários espaços e como estes são apropriados (ou não) pela população, dando, muitas vezes, usos diferentes dos inicialmente previstos”, refere a Famalicão em Transição em comunicado. A Associação acrescenta ainda que pretende “pensar as formas de potenciar os usos dados a estes lugares e como replicar soluções bem-sucedidas para outras centralidades do concelho”.
A caminhada pela cidade contará com a presença de António Cândido Oliveira e do arquiteto Nuno Travasso que partilharão as suas ideias, experiências e desafiarão os participantes a pensar o território.
Um dos objetivos da Famalicão em Transição é que “estas sessões nutram a discussão do PDM (Plano Diretor Municipal), cuja revisão se realizará ainda este ano”, e para tal, compromete-se “a redigir uma carta aberta com as ideias que destas tertúlias surjam”.
Comentários