A Associação Famalicão em Transição vai levar a cabo a tertúlia “Território em transição”, que se realizará no dia 26 de março, sábado, pelas 16 horas, na Casa do Território, localizada no Parque da Devesa.
Num primeiro momento será realizada uma visita guiada à exposição “Naturalmente Famalicão – cronologia de uma paisagem”, orientada pelo seu coordenador científico, Vasco Flores Cruz, à qual se seguirá a tertúlia.
“Esta será a primeira e mais abrangente de uma série de sessões, e tem por objetivo levantar diferentes temas e questões que serão depois debatidos mais profundamente nas seguintes tertúlias”, refere a Famalicão em Transição em comunicado.
A Associação pretende que “estas sessões nutram a discussão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja revisão se realizará ainda este ano” e compromete-se “a redigir uma carta aberta com as ideias que destas tertúlias surjam”.
“Estamos a efetuar convites a diversas pessoas e entidades, pois pretendemos que esta primeira sessão reúna diferentes agentes e setores da comunidade famalicense”, salienta a instituição.
Refira-se que o PDM tem como objetivos a definição estratégica de desenvolvimento e ordenamento do território e da política urbana. Estabelece o modelo de organização do território municipal com base na classificação e na qualificação do solo.
O PDM articula‑se com os instrumentos de gestão territorial de âmbito mais alargado (nacional, regional ou intermunicipal), ou seja, integra as condicionantes de ordenamento que já vinculam o município, por exemplo as áreas de reserva ecológica ou agrícola, as áreas protegidas ou o ordenamento da área costeira.
A primeira revisão do PDM foi realizada em 2015. A informação relativa ao processo da segunda revisão do PDM poderá ser consultada aqui.
Os interessados poderão, por escrito, mediante preenchimento do formulário (DOGU.A.059-00 Ficha de Participação), formular reclamações, sugestões ou observações, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal, através do correio eletrónico camaramunicipal@famalicao.pt, por via postal ou por entrega pessoal no Balcão Único de Atendimento.
Comentários