Na passada quarta-feira, 25 de outubro, realizou-se nas instalações do Centro Social da Associação de Moradores das Lameiras (AML) uma sessão de partilha de conhecimentos intitulada “Humanização no envelhecimento”. O evento, dinamizado pelo gabinete médico da instituição, foi inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, que se assinala todos os anos no dia 1 de outubro.
“Com o aumento da esperança média de vida e consequentemente aumenta o número de idosos, é de extrema importância pensar sobre os cuidados prestados a estes utentes e humanizar, cada vez mais, as práticas no seu cuidado”, refere a AML em comunicado, salientando que “a premissa consiste em “dar mais vida aos anos e não mais anos à vida”.
A palestra contou com a participação da equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos do Centro Hospitalar do Médio Ave, composta por Helga Martins, Lara Maia e Catarina Alves, bem como a presença da nossa médica interna Marta Ferreira.
Esta sessão teve a participação do corpo técnico da instituição, e dos colaboradores, que diariamente prestam cuidados aos seniores. Registou-se ainda a presença de familiares e amigos, que puderam esclarecer dúvidas e clarificar conceitos, nomeadamente ao nível da alimentação, do controle da dor, e da forma como devemos sempre colocar a qualidade de vida do idoso no centro do processo de envelhecimento.
A Associação de Moradores das Lameiras agradece desde já às oradoras pela sua significativa e inspiradora contribuição para a nossa comunidade e agradece a presença a todos os participantes que tornaram este evento um sucesso.
Comentários