A Associação de Futebol de Braga aceitou o desafio da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte e, pelo terceiro ano consecutivo voltar a realizar a iniciativa #FutebolContraOcancro.
Nesse sentido no próximo sábado, 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, será realizada uma palestra no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Azurém, Guimarães, entre as 10h30 e as 12h.
A palestra irá tratar sobre o cancro da mama, a importância do diagnóstico precoce e sobre a prevenção deste e de outros cancros.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O evento tem como destinatários atletas, equipas técnicas, agentes desportivos e os seus familiares.
Recorde-se que a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove anualmente a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.
O CANCRO DA MAMA
O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo.
Estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença em Portugal no ano passado. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
Comentários