Em assembleia geral realizada na sede da Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão no passado sábado durante a tarde foram eleitos, em lista única, e tomaram posse os novos corpos gerentes para o quadriénio 2023/2026.
Maria Manuela Ferreira Silva, que era vice-presidente, substitui Camilo Lopes Freitas na presidência da Assembleia Geral. A direção é agora presidida por Manuel Araújo Ribeiro, que substitui Joaquim Américo Vilarinho da Silva. O conselho fiscal continua a ser presidido por Aires Carneiro Barroso.
Ali realizaram-se três Assembleias: a primeira para eleição dos novos corpos gerentes; a segunda com cinco pontos na ordem de trabalhos, sendo que todos foram aprovados por unanimidade; a terceira para a tomada de posse.
De salientar no relatório de atividades do ano de 2022, que o número de colheitas de sangue no concelho de Famalicão tem vindo a subir ano após ano, sendo o de 2022 com 4.651 inscritos e 3.849 colheitas de sangue realizadas.
No relatório de atividades para 2023, o destaque vai para o mês de junho, com o regresso da comemoração do Dia do Dador de Sangue Famalicense e do 23º aniversário desta Associação; em dezembro, a festa de Natal dedicada aos filhos dos dadores de sangue; estas atividades foram suspensas durante três anos, devido à pandemia da covid-19.
A Assembleia também aprovou uma proposta da direção cessante, que visa distinguir Carlos Vieira de Castro com o título de sócio honorário.
A Joaquim Vilarinho, que continua a integrar os órgão sociais da Federação das FAS – Associações de Sangue de Portugal foi solicitado não deixar de ser ali, o legítimo representante desta Associação.
A nova direção propõem-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Direção cessante, no sentido da valorização do papel do dador, na comunidade e a importância da “dádiva de sangue”.
Comentários